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Para trabalhar com os pequenos na educação Infantil e necessário ter qual formação profissional?

A criança em estado letárgico permanece longos períodos de tempo sem se mexer e deita-se com preguiça. A falta de energia pode ser um dos desencadeadores desta sensação de letargia, mas também se associa esta condição a transtornos psicológicos ou doenças graves. Letargia são sinais de:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho a seguir.

Os _______________ possibilitam o despertar de diferentes emoções e a ampliação de visões de mundo do _____________. E nesse encontro com a fantasia, a ___________ entra em contato com seu mundo _________, dialoga com seus sentimentos mais secretos, confronta seus ___________ e desejos escondidos, supera seus conflitos e alcança o____________ necessário para seu ____________.

De acordo com Lacerda (2009):

“A atuação do IE, ainda que presente em alguns espaços educacionais há alguns anos, só recentemente foi regulamentada por lei (Decreto nº 5.626) e a partir dessa regulamentação o direito profissional, aspectos relativos à formação, o que se espera da atuação desse profissional começam a ficar mais claros, mais bem delineados". (p. 67).

Assim, em relação ao intérprete educacional, a autora acima citada faz vários apontamentos. Leia as alternativas abaixo para fazer o que se pede:

I. Tanto na educação infantil quanto na etapa inicial do ensino fundamental a tarefa do intérprete se mostra muito complexa, pois ele precisa se desdobrar, atuando mais na construção da língua e na construção de conceitos do que propriamente como intérprete. Apesar disso, Lacerda defende que essa é a melhor abordagem para a real construção de um ensino bilíngue para surdos, pois a presença do ILS é melhor que aquela inserção da criança sem a presença da Libras no espaço educacional.

II. Afirma que a formação do ILS em serviço mostrou-se eficiente em alguma medida, principalmente no que atuará no espaço educacional. Entretanto, identificou: a necessidade de conhecimentos pontuais, da participação e organização do planejamento escolar, que fazem com que se torne urgente a capacitação de intérpretes para atuarem nesse espaço, atentos às especificidades e demandas de cada um dos níveis de ensino.

III. Aponta, por meio de suas pesquisas, que quanto mais fluente em Libras for o professor que ministra aulas para o aluno surdo em escola inclusiva, menos sobrecarga há para o intérprete de Libras e se consolida a possibilidade da construção de uma relação com muito mais parceria. De outro modo, quando os docentes são menos fluentes, parecem intimidados pelos alunos surdos, delegam muito mais tarefas aos ILS, distorcendo o que seria esperado em sua função.

IV. Destaca a questão do envolvimento do ISL na aprendizagem do aluno surdo. Aponta que é preciso criar parcerias e um projeto educacional para que, na educação infantil e na primeira etapa do ensino fundamental, a avaliação dos alunos surdos possa ser diferenciada, já que os mesmos não alcançarão os mesmos resultados que a criança ouvinte. Defende que a avaliação não pode ser um empecilho para que os alunos surdos participem das atividades escolares e por isso essa deve ser permeada por conteúdos menos complexos, que considerem as especificidades bilíngues dos sujeitos surdos.

Assinale as alternativas CORRETAS.

Em relação à Educação Infantil na Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Lei nº 9394/96), marque a alternativa incorreta.

No livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, dados do Unicef de 2008 revelaram que um determinado país possuía a maior população infantil de até seis anos das Américas, representando 11% de toda a população. Que país é esse?

Em conformidade com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, assinale a alternativa incorreta acerca do direito que a criança tem à brincadeira:

“___________________, com suas técnicas de trabalho com crianças, impulsionava-as à criação e à participação coletiva, por meio de atividades como o desenho livre, o texto livre, aulas-passeio, o dicionário das crianças, o livro da vida, o jornal feito pelas crianças, a correspondência interescolar etc. Essas atividades ou técnicas [...] têm como eixo norteador garantir o conhecimento de forma significativa, tendo a criança como centro desse processo [...]". (BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de. Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental, p. 26).

A qual estudioso(a) a autora se refere?

“Crianças pequenas costumam pensar que qualquer coisa que esteja escrita perto de uma figura deve ser o nome da figura. Por exemplo, elas imaginam que se em uma caixa de remédio há algo escrito deve ser “remédio" ou, quem sabe, “pílulas". A hipótese de que o que está escrito junto de uma imagem deve ser seu nome fica evidente quando perguntamos a crianças que não sabem ler o que se vê em uma figura e ela responde “uma" bola (ou “uma" boneca ou “uma" bicicleta...) e quando perguntamos o que está escrito junto da bola ela diz apenas “bola" (ou “boneca", ou “bicicleta", omitindo o artigo indefinido) [...]." (ABREU, Ana Rosa et al. Alfabetização: livro do professor, p. 25).

Essa distinção sutil é sistemática e caracteriza o que Emilia Ferreiro chamou de:

Um dos grandes desafios da Educação Infantil é democratizar o acesso às práticas sociais de leitura e de escrita, disponibilizando às crianças os conhecimentos e as experiências necessárias para pensar sobre sua própria língua, presentes na:

A diversidade de etnias, crenças, costumes, valores, etc. são características marcantes da população brasileira, presentes também nas instituições de educação infantil, chamado de:

É objetivo da avaliação na Educação Infantil:

Educação e saúde constituem uma relação a ser considerada especialmente na Educação Infantil. A garantia do direito da criança a uma educação para a saúde deve considerar o disposto de forma correta na alternativa:

Sobre a avaliação na Educação Infantil, com base no Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), analise as afirmações abaixo: I. A avaliação é concebida como momentos específicos, buscando diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e ensino. Pode assumir várias formas, tais como a observação e o registro das atividades dos alunos. II. A avaliação é concebida como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. III. A avaliação constitui um elemento dissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um De acordo com a proposição dada:

A organização dos tempos nas Instituições de Educação Infantil, deve considerar, entre outras, as seguintes acepções: I. A cobertura do atendimento durante o ano civil, com ou sem período de férias. II. O período de adaptação das crianças e de suas famílias. III. A alternância entre os diversos tipos de atividades. Está (estão) correta(s):

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