Na interrelação periodontia-dentística, é FALSO afrmar que:
Assinale a alternativa FALSA baseado na terminologia patológica descritiva das lesões.
Uma paciente com 60 anos de idade apresenta uma queixa principal de dor intensa, de curta duração e lancinante na região antero-inferior direita, que permanece por alguns segundos e parece um choque. O tratamento endodôntico dos incisivos central e lateral inferiores direitos não promoveu o alívio e os episódios de dor, sendo que as demais estruturas dentais estão íntegras. Das bases etiológicas para a dor listadas abaixo, a mais provavelmente envolvida nesse caso é:
A pericoronarite refere-se à inflamação da gengiva relacionada à coroa de um dente com erupção incompleta. Sobre a pericoronarite, considere os itens abaixo e marque a alternativa correta. I. A pericoronarite crônica é identificada pelo envolvimento do capuz pericoronário e estruturas adjacentes, assim como por complicações sistêmicas. II. Na pericoronarite aguda, o inchaço da bochecha na região do ângulo mandibular, assim como linfadenite, são achados comuns. III. Mesmo em pacientes sem sinais e sintomas clínicos, o capuz gengival pericoronário está, com freqüência, inflamado cronicamente e infeccionado, com variado grau de ulceração ao longo de sua superfície interna. IV. A pericoronarite ocorre com maior frequência na área mandibular do terceiro molar. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
Segundo a atual classificação da doença periodontal, proposta em 1999 pela Academia Americana de Periodontia, são características da doença periodontal crônica quanto à
I. velocidade de progressão: lenta a moderada, mas pode ter períodos de progressão rápida.
II. extensão: localizada em incisivos centrais e primeiros molares.
III. extensão e gravidade: generalizada e moderada quando mais de 30% dos sítios afetados tiverem nível de inserção clínica (NIC) entre 3 e 4 milímetros.
IV. agressão x destruição dos tecidos periodontais: depósitos microbianos são inconsistentes com a lesão.
Está correto o que se afirma APENAS em
O cirurgião-dentista encontra-se frequentemente frente a um dilema: quando adotar uma postura conservadora, tratando dentes comprometidos periodontalmente e, quando optar extraí-los e substituí-los por implantes osteointegrados. As decisões terapêuticas devem ser embasadas na avaliação de riscos que envolvem a manutenção ou a extração de um dente comprometido, assim como riscos inerentes à instalação do implante. Sob o ponto de vista periodontal, considera-se um dente com prognóstico desfavorável, quando há perda de
Em relação ao tratamento dos resíduos gerados no consultório odontológico,
Paciente de 12 anos de idade, sexo masculino, sofreu um acidente de bicicleta e foi levado primeiro ao hospital e depois à clinica odontológica, cerca de 9 horas após o acidente. A criança apresentava hematomas lábio-nasais e maxilares, laceração da mucosa labial e gengival na região maxilar superior, com luxação e hipermobilidade dos incisivos centrais. No exame radiográfico detectou-se fratura do tecido ósseo vestibular, porém não houve fratura da raiz dos incisivos, apenas o deslocamento das raízes para vestibular e, consequentemente, a projeção das coroas para palatino. A sequência correta de procedimentos para a manutenção da integridade dos dentes incisivos centrais, em função e estética, é
A fnalidade da forma de retenção é evitar o deslocamento da restauração. São causas deste insucesso:
I. Ação das forças mastigatórias.
II. Tração dos alimentos pegajosos.
III. Percolação causada pela ação salivar.
IV. Diferença do coefciente de expansão térmica entre o material restaurador e a estrutura dentária, especialmente nos casos das resinas restauradoras.
Marque a alternativa correta:
Com relação à proteção radiológica do profssional, pode-se afrmar que:
I. O profssional nunca deverá fcar na direção do feixe útil dos raios X.
II. O profssional poderá permanecer atrás da cadeira e da cabeça do paciente durante a tomada radiográfca na ausência de biombo de chumbo.
III. O fio do marcador de tempo deverá ter no mínimo um metro de extensão.
Marque a alternativa CORRETA:
Referente à oclusão, pode-se afrmar, EXCETO:
Com relação aos procedimentos para extração dentária fechada, é verdadeiro afrmar, EXCETO:
Um paciente chegou ao consultório odontológico com lesões cutâneas, inclusive nas palmas das mãos e plantas dos pés com a forma de roséolas. Apresentava também linfoadenopatia difusa, febre e mal-estar. Além disso, o paciente referiu perda de peso, dor muscular e cefaléia. Essas manifesta- ções são características de:
A forma geométrica que representa corretamente o contorno da cavidade de acesso dos pré-molares inferiores e molares inferiores são, respectivamente:
Radiografias seriadas periapicais, pelo método de Clark, executadas com diferentes angulações de incidência do Raio-X, foram tomadas da região de incisivo lateral e canino superior esquerdo, com o propósito de se determinar a localização vestibular ou palatina de elemento supranumerário, que estará para