A célula predominante na histologia da polpa dental saudável denomina-se
Qual a principal característica de uma lesão periapical de origem endodôntica?
Qual mediador da inflamação inespecífico está presente quando a polpa dental encontra-se inflamada?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) permite a utilização de métodos químicos para a esterilização de artigos termossensíveis por meio de soluções na endodontia. Como deve ser realizada a desinfecção dos cones de guta-percha?
O uso de bebidas alcoólicas durante a terapia com metronidazol deve ser evitado, pois pode resultar em intoxicação por acetaldeído, cujos sintomas são:
As luxações, principalmente intrusivas, são as que apresentam os piores prognósticos. O princípio do tratamento da intrusão de dentes permanentes depende totalmente do seguinte fator:
Corresponde ao nome dos canais dos molares inferiores:
A polpa hiperemiada reage ao teste térmico com frio da seguinte maneira:
Com base no disposto no Código de Ética Odontológica, julgue os itens subsequentes.
Em caso de aposentadoria do cirurgião-dentista, seus arquivos devem ser preservados por, no mínimo, três anos; no caso de falecimento do profissional, seu arquivo particular poderá ser incinerado, se não houver herdeiro profissional.
Acerca de aspectos técnicos relacionados a marcas de mordidas e às perícias odontológicas desse tipo de marca, julgue os itens a seguir.
A apresentação detalhada das lesões e o registro preciso de suas medidas e dos pontos anatômicos próximos a elas devem ser realizados tanto no relatório pericial quanto no parecer médico-legal, enquanto desenhos, esquemas e fotografias devem ser anexados apenas ao parecer, documento final do processo.
Sabendo que os elementos dentários são as estruturas orgânicas que fornecem os melhores subsídios para a estimativa da idade humana, julgue os itens subsequentes.
As radiografias intraorais constituem um material de grande relevância para a odontologia forense, uma vez que alterações ocasionadas por cáries e restaurações constituem características únicas e individuais.
Acerca da aplicação da odontologia forense na identificação de vítimas em casos em que não é possível a utilização de métodos tradicionais ou o reconhecimento visual, julgue os próximos itens.
Ao contrário do que ocorre com a erupção dos dentes, que pode sofrer influência de inúmeros fatores, incluindo-se fatores genéticos e ambientais, a mineralização dos dentes permanentes é menos suscetível, sendo, por isso, mais utilizada na estimativa de idade em odontologia forense.
No que concerne a lesões corporais, julgue os itens subsequentes.
Medidas do traçado do arco e da corda entre a face mesial do primeiro incisivo inferior e a face distal do canino inferior do mesmo lado possibilitam calcular a idade humana aproximada.
Com relação às características e peculiaridades das lesões e dos estados patológicos resultantes de ações sobre o corpo humano, produzidas pelos diversos instrumentos e meios vulnerantes, julgue os itens seguintes.
O método bioquímico de determinação da idade de um indivíduo pela velocidade de racemização do ácido aspártico contido em ossos é bastante utilizado na odontologia legal, devido à rapidez na análise e ao seu baixo custo operacional. Esse método consiste na medição dos teores das duas formas enantioméricas do referido aminoácido na dentina, processo que implica a extração das peças dentárias e o posterior corte em secções finas, para análise em microscopia eletrônica.
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos princípios e métodos empregados na identificação humana.
Apenas em caso de prejuízos permanentes de natureza grave ou gravíssima, o laudo do exame de corpo de delito contendo a avaliação dos danos sofridos no aparelho estomatognático pode ser utilizado para embasar ação civil de reparação de dano.