O tecido epitelial da gengiva é considerado uma barreira mecânica e fisiológica atuante na defesa do periodonto. O tipo de epitélio gengival que está em íntimo contato com o dente, localizado na região entre a base do sulco gengival e a junção cemento-esmalte (JCE ) é denominado de:
A conduta clínica mais adequada para o atendimento de urgência desta situação está descrita na alternativa:
“É um osso existente tanto do lado direito quanto esquerdo da face e forma parte do palato duro. Possui um processo alveolar que forma o suporte para os dentes superiores, seio e tuber.” Qual osso é esse?
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, é uma das bases legais sobre o funcionamento do SUS. Qual das afirmativas a seguir NÃO está prevista no campo de atuação de SUS, conforme o Artigo 6º desta Lei?
Observe a imagem a seguir.

Como se chama o osso no qual a seta está colocada?
Observe a imagem a seguir.

Qual é a área radiografada mostrada na figura?
Os artigos destinados aos procedimentos invasivos na pele e em mucosas adjacentes, nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular, bem como todos os que estejam diretamente conectados com esse sistema, são classificados em:
Um paciente que aguardava o atendimento na sala de espera começa a passar mal, cai no chão e começa a sofrer um ataque epiléptico. Nessa situação a melhor conduta é:
Durante o preenchimento do odontograma do paciente, quando o profissional se refere a uma restauração classe IV presente em um paciente, é correto afirmar que essa restauração está localizada:
O tecido mineralizado especializado que recobre a superfície radicular do elemento dental e está em íntimo contato com a dentina recebe o nome de:
Em relação aos dentes decíduos, o elemento 64 corresponde ao:
Em relação à etiopatogenia das doenças periodontais, julgue os itens que a seguir: I - À medida que a doença periodontal progride, há a diminuição dos bacilos gram-negativos e microrganismos espiralados e aumentam os cocos e bacilos gram-positivos. II - O cálculo tem um efeito secundário, fornecendo uma superfície ideal para maior acúmulo de placa, no desenvolvimento das doenças periodontais. III - Os sinais e sintomas da gengivite induzida por placa bacteriana, que podem variar entre pacientes, incluem eritema, sangramento, edema, profundidades de sondagem aumentadas e perda de inserção. IV - Fatores locais ou sistêmicos podem modificar o estado inflamatório da gengiva de pacientes portadores de gengivite quando esta é induzida somente pela placa bacteriana. Está CORRETO, apenas, o que se afirma em:
Paciente compareceu ao consultório odontológico apresentando amplo processo infeccioso na região do elemento 46. O cirurgião dentista aplicou anestesia local terminal na região citada com uma dose convencional de lidocaína com vasoconstritor, que não surtiu efeito. Em seguida, usou mais dois tubetes do mesmo anestésico, mas não obteve êxito. O insucesso da anestesia se deu provavelmente devido:
Restaurações de amálgama necessitam de preparos com características que respeitem os princípios gerais do preparo cavitário. Com relação a esses princípios dos preparos de amálgama, assinale a alternativa que representa uma característica favorável.
A anquilose de um elemento dentário ao osso alveolar é caracterizada pela fusão anatômica de cemento dentário ou dentina com o osso alveolar. No diagnóstico desta condição, o dado clínico a ser CORRETAMENTE considerado é: