A escala de Glasgow avalia o grau de comprometimento de qual sistema orgânico?
Várias lesões situadas nos ossos gnáticos respondem bem à curetagem ou enucleação. Qual a lesão que apresenta maior tendência à recidiva após a curetagem ou enucleação?
De acordo com as recomendações do Manual de Especialidades em Saúde Bucal do Ministério da Saúde, ao se diagnosticar doença periodontal em um paciente, o cirurgião-dentista da atenção básica deve:
“Um paciente de 15 anos compareceu ao consultório odontológico com queixa principal de “Bolinha no lábio" Na história da lesão, o paciente relatou que a doença apareceu há um mês e teve episódios de aumento e diminuição do tamanho. Ao exame físico, observou-se um nódulo de, aproximadamente, 1 cm de diâmetro no lábio inferior do lado direito, com coloração azulada, limites nítidos, flutuante à palpação e séssil" O diagnostico clínico do caso descrito anteriormente é de:
Paciente de 8 anos procurou ortodontista apenas munido da Análise de USP e modelos para uma consulta inicial. Mediante o exame da documentação apresentada foi observado que o paciente apresentava SNA 84º (82º) e SNB 79º (80º). Foi observado também que SN-GoMe era de 25º (32°) e FMA de 18º (25º). O ortodontista necessitava elaborar um plano de tratamento provisório para os pais do paciente. Ele deverá indicar:
Materiais perfurocortantes devem ser dispensados em recipientes próprios. Para um descarte seguro, existe a recomendação de que seja utilizado o seguinte tipo de recipiente:
Assinale a alternativa que apresenta o instrumento mais adequado para a avaliação da profundidade das bolsas periodontais.
Em casos de paciente gestante, que necessite passar por atendimento odontológico, qual o tipo de anestésico mais indicado? Assinale a opção correta:
Entre os EPIs obrigatórios no serviço odontológico, encontram-se os óculos de proteção. Como deve ser procedida a desinfecção dos mesmos? Assinale a alternativa correta:
Sobre as características que a periodontite agressiva possui, assinale a opção correta:
Sobre a classificação do paciente em função do seu estado físico, o que significa classificar o paciente em ASA III? Assinale a opção correta:
Assinale a alternativa que apresenta uma lesão imunomediada que resulta em vesícula subepitelial.
Num corte histológico foram observados um crescimento nodular intraluminal, massas de células fusiformes num padrão em redemoinho e células colunares arrumadas num padrão ductiforme, bem como a presença de um material enameloide que sofreu calcificação. Esse foi o achado microscópico de uma lesão radiolúcida que exibia focos de calcificação entre as raízes do canino e incisivo lateral inferiores direitos. Qual o diagnóstico dessa entidade patológica?
Paciente do sexo feminino, com 18 anos, apresentava restauração insatisfatória na face vestibular do dente 12. O exame clínico indicava infiltração nas margens da restauração e cárie secundária. A paciente apresentava restaurações satisfatórias nos elementos dentais 11, 21 e 22, higiene bucal insatisfatória e relatava alto consumo de açúcares. Após a remoção da restauração e do tecido cariado, obteve-se uma cavidade de rasa profundidade, porém atingindo esmalte e dentina. O preparo cavitário para restauração com resinas compostas
O fator de configuração ou fator-C é usado para descrever a relação entre as paredes aderidas e as não aderidas a um compósito no preparo cavitário. Quanto maior for o fator-C de um preparo, maior será a possibilidade de elevada tensão de contração de polimerização, dependendo da forma como a restauração é realizada. Dessa forma, dados os aspectos que reduzem os efeitos negativos do fator C,
I. A utilização de um sistema adesivo sem carga.
II. Não união de paredes opostas durante o procedimento restaurador.
III. A utilização de uma resina fluida de alta viscosidade.
IV. A inserção incremental e a fotoativação do compósito.
verifica-se que estão corretos apenas