Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 452 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O reflexo de retirada é um exemplo de reflexo espinhal polissináptico que envolve muitos interneurônios. Ao pisar em um prego, por exemplo, a pessoa imediatamente retira o pé machucado.

Sobre o reflexo de retirada, assinale a afirmativa correta.

O naturalista Charles Darwin fez uma viagem que durou quatro anos e nove meses com o objetivo de mapear a costa da América do Sul. Ele não foi convidado para procurar e coletar os materiais, mas, sim, para fazer companhia ao capitão da embarcação, que buscava uma pessoa com quem pudesse conversar durante a viagem. No entanto, Darwin valeu-se da viagem e observou e coletou materiais que lhe permitiram elaborar o conceito de seleção natural. Assinale, a seguir, a afirmativa que indica a premissa da seleção natural, cerne da teoria evolucionista proposta do Charles Darwin.

Sobre as características gerais dos equinodermos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Todas as espécies são dioicas e apresentam desenvolvimento direto.
(   ) Apresentam endoesqueleto constituído por uma matriz de proteína impregnada de cristais de carbonato de cálcio e varia entre os equinodermos.
(   ) Entre as pedicelárias estão os espinhos, estruturas dotadas de pequenas pinças nas extremidades, cuja função é remover detritos e pequenos animais que aderem ao corpo do equinodermo.
(   ) Os pés ambulacrais são estruturas dotadas de ventosas aderentes na extremidade, que se projetam da superfície do corpo e auxiliam na movimentação e na captura de alimento.

A sequência está correta em

A simetria é uma importante característica para se entender a evolução no reino animal. Quanto a esse caráter, os animais podem ter basicamente dois padrões principais: simetria radial (ou radiada) e bilateral. Existem, no entanto, animais cujo corpo não pode ser dividido em metades especulares. Nesses casos, não existe simetria, falando-se em animais assimétricos.

Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Apesar de ser antigo, ainda é utilizado na classificação das plantas o termo fanerógamas; porém, não possui valor de categoria taxonômica. Esse termo se refere às plantas com estruturas reprodutivas bem visíveis e todas desenvolvem sementes. As fanerógamas são divididas em dois grupos – as angiospermas e as gimnospermas. As gimnospermas têm como um representante o pinheiro-do-Paraná ou araucária, a espécie mais conhecida no Brasil e que está presente no filo com maior número de espécies conhecido por:

Analise as três cadeias alimentares a seguir:

Analise as três cadeias alimentares a seguir:

O gambá é um dos animais que, ao pressentirem o perigo, liberam uma mistura de substâncias de odor desagradável, dentre elas, o H2S. Esse gás, liberado pelo animal, contém enxofre, principal responsável, em grande parte, pelo “cheiro de ovo podre”, sendo denominada ácido:

As altas habilidades – também chamada de superdotação – de acordo com Antipoff e Campos (2010), recebem muitas interpretações equivocadas, o que pode se configurar como um desafio na inclusão de estudantes que apresentam essa característica. Um dos objetivos do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025), estabelecido na Meta 4.29, é: “garantir a oferta de educação inclusiva, vedada exclusão do ensino regular sob alegação de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, promovendo a articulação pedagógica entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado”.

Considerando as altas habilidades/superdotação, com o objetivo de evitar as interpretações equivocadas e promover a inclusão desses estudantes, assinale a afirmativa correta.

As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado da Educação Básica Especializado (Brasil, 2009) estabelecem que a educação especial é uma modalidade de ensino, que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e que disponibiliza recursos, serviços e orientação para o processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Assim, as Diretrizes preveem que o Projeto Pedagógico da escola deve institucionalizar a oferta do AEE e a sua organização, EXCETO:

De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009), os recursos de tecnologia assistiva estão previstos como forma de ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação. Nesse sentido, o professor do atendimento educacional especializado tem como atribuição ensinar e/ou usar, EXCETO:

Considerando a demanda para que os professores da educação especial conheçam e possam usar o Braille durante a atuação profissional, assinale a afirmativa que o descreve corretamente.

O processo de desenvolvimento da comunicação das pessoas surdocegas, de acordo com Almeida (2008), pode ser fortemente influenciado pelo período no qual ocorreu a surdocegueira, ou seja: a surdocegueira congênita ou a surdocegueira adquirida. Em cada um desses modos pode-se ter diferentes percepções do mundo e, portanto, demanda diferentes abordagens. Nesse sentido, é importante que professores e profissionais do campo da educação especial conheçam as diferentes formas de comunicação catalogadas e disponíveis para serem adotadas pelas pessoas surdocegas. Considerando o desenvolvimento da linguagem e da comunicação das pessoas surdocegas, assinale a afirmativa INCORRETA.

A compreensão sobre a deficiência intelectual, segundo Milian et al. (2013), vem deixando um passado remoto mais atrelado ao senso comum e assumindo uma compreensão científica comprometida com avaliações mais cuidadosas e sistemas de atendimentos mais eficazes. Nesse sentido, Veltrone e Mendes (2011) explicam que a compressão da deficiência intelectual por parte dos educadores se faz importante para o planejamento de abordagens apropriadas na promoção da inclusão desses alunos. Com fundamentação em bases nacionais e internacionais, a deficiência intelectual vem sendo entendida como o funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, com manifestação antes dos 18 anos de idade e que seja associado a inabilidades em pelo menos duas áreas.

Nesse contexto, são consideradas inabilidades que podem ser associadas à deficiência intelectual, EXCETO

Diversas concepções e metodologias foram desenvolvidas, historicamente, em relação à educação de surdos. Essas abordagens, também conhecidas como “filosofias educacionais”, mudaram ao longo dos anos devido às pesquisas científicas, experiências educacionais e ao movimento da comunidade surda brasileira em busca de direitos. Assinale, a seguir, a abordagem prevista, atualmente, na Lei Brasileira de Inclusão para a educação de estudantes surdos.

A organização do Novo Ensino Médio (NEM) em itinerários formativos é justificada, principalmente, pela valorização da autonomia dos estudantes na definição de sua trajetória escolar. Essa possibilidade de escolha entre diferentes formatos desafia os sistemas educacionais e as escolas a se organizarem para ofertar itinerários que atendam às demandas desses estudantes.

Considerando a oferta do itinerário de formação técnica e profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282