Exumação é o ato em que um cadáver é extraído de sua sepultura, com a finalidade de implementar uma disposição legal determinada, seja ela administrativa ou jurídica. Com relação às afirmativas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA.
No último sábado, deu entrada no Instituto Médico Legal de Florianópolis, uma ossada humana incompleta, com ausência da pelve. Analise as afirmações abaixo, e defina o perfil antropológico do indivíduo quanto as estimativas de sexo, ancestralidade e idade, respectivamente.
I. No exame antropológico do crânio encontram-se apófise mastóidea proeminente, fronte inclinada para trás e glabela proeminente. Associado, verificou-se pelo Método de Gilles & Elliot um resultado de 892,26mm e Índice de Baudoin abaixo de 50mm.
II. Crânio arredondado, nariz com largura estreita, perfil da face reta, forma das órbitas angular, forma do palato parabólico.
III. Após a realização de radiografia panorâmica verificou-se que os terceiros molares superiores e inferiores possuem coroa completa e fechamento apical. E ao examinar o esterno, observa-se que os três centros de ossificação que forma o manúbrio apresentam-se consolidados.
Quanto ao gerenciamento de um desastre em massa, é correto afirmar:
Os métodos de identificação são fundamentados em aspectos biológicos e técnicos: Unicidade ou Individualidade, Imutabilidade, Perenidade, Praticabilidade, Classificabilidade. Sobre o método de identificação por dactiloscopia, podemos afirmar que:
Sobre a obtenção, coleta, armazenamento e preservação de material biológico para fins de análise de DNA, é correto afirmar que:
Em 1789, o francês Alphonse Bertillon criou o primeiro método científico de identificação humana amplamente aceito. O sistema, conhecido como antropométrico ou Bertillonage/ Bertiolagem em homenagem a seu criador, confiava em uma combinação de medidas físicas coletadas por procedimentos cuidadosamente prescritos. Sobre este sistema de identificação, é correto afirmar:
I. Além dos assinalamentos antropométrico (onze medidas), descritivo e dos sinais particulares, também incluíam fotografias do identificado, de frente e de perfil.
II. Contribuíram para o abandono do uso do método: o aumento do número de fichas de identificação arquivadas - que gerou problemas na classificação; sua aplicação somente em indivíduos adultos; as medidas tomadas tinham forte componente pessoal, passíveis de erros, e dois indivíduos poderiam apresentar valores antropométricos idênticos, dentro dos limites de precisão do sistema.
III. Baseava-se em três princípios: 1-fixidez do esqueleto humano adulto; 2-variação das dimensões do esqueleto humano entre um indivíduo e outro; 3- facilidade e precisão na tomada de medidas ósseas.
IV. Apesar do sistema ter sido adotado na França, e posteriormente por outros países da Europa e do mundo, nunca foi utilizado no Brasil.
V. Bertillon passou a adicionar as impressões digitais do identificado nas fichas sinaléticas. Porém, representavam um mero elemento de identificação a mais, pois o sistema era baseado na antropometria.
A sequência correta é:
Um cadáver dá entrada no Instituto Médico Legal/IGP/SC sem que tenha havido um reconhecimento e/ou está desacompanhado de um documento de identidade. Em relação a esse indivíduo não identificado, seria o papel do Papiloscopista:
I. Realizar, se necessário, movimentos para diminuir a rigidez cadavérica dos dedos, flexões nos braços e antebraços para relaxamento das mãos e posteriormente efetuar a necropsia do cadáver.
II. Efetuar, quando possível, a coleta das impressões datiloscópicas pelo método do entintamento.
III. Utilizar outros métodos de coleta de impressões digitais, dependendo do estado de conservação do corpo. Ex: cadáver em adiantado estado de putrefação pode ser utilizado o processo de destacamento das “luvas epidérmicas".
IV. Confrontar as impressões digitais coletadas do cadáver com aquelas apresentadas como padrão datiloscópico para confirmação da identidade e, se necessário, incluí-las no Sistema Automatizado de Impressão digital (AFIS).
A sequência correta é:
Em relação à Representação Facial Humana-RFH, assinale a opção INCORRETA:
Considere a Traumatologia para assinalar a alternativa INCORRETA sobre uma ferida incisa causada por instrumento cortante.
No que se refere às perícias e aos laudos médicos em medicina legal, assinale a opção correta.
Em relação aos aspectos médico-legais dos crimes contra a liberdade sexual, assinale a opção correta.
Sobre a traumatologia forense, pode-se afirmar que este ramo da Medicina Legal estuda principalmente:
Com relação ao crime de estupro, é correto afirmar
que o exame pericial:
Quanto aos aspectos fundamentais que poderão ser
observados quando se pretende identificar alguém
mediante o estudo do esqueleto, é correto afirmar:
Um bom método de identificação deve atender a
quatro características ou exigências: duas de caráter
biológico e duas de caráter técnico. Assim, aponte
dentre as opções abaixo, aquela que apresenta as
quatro características corretas.