Antropologicamente, a tomografia computadorizada (TC) tem sido aplicada no estudo de crânios e também, no contexto forense, como um adicional nos processos de identificação. De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa INCORRETA.
No que se refere aos métodos utilizados na identificação de vítimas de desastres em massa (DVI), analise as sentenças:
I. Métodos primários são aqueles que, quando aplicados conforme os parâmetros preconizados internacionalmente, uma vez obtida a identificação positiva, são efetivos por si só, dispensando a aplicação de outro método para confirmação.
II. A importância dos métodos primários de identificação é diminuir o universo de busca nos casos de vítimas de desastre em massa, para então aplicar-se um método secundário de identificação.
III. A INTERPOL considera a Reconstrução Facial Forense um método de identificação primário para vítimas de desastres em massa
IV. O método de identificação através da odontologia forense é amplamente utilizado e considerado um método primário em todos os protocolos de identificação de vítimas de desastres em massa.
Assinale a alternativa correta:
Frari et al. (2008) publicaram um estudo que apresentou uma proposta de protocolo para exames odontológicos em vítimas de desastres em massa que obteve sucesso na identificação de 75 das 99 vítimas do acidente ocorrido em São Paulo com o voo da TAM. Com relação aos procedimentos necessários para a identificação por exames odontológicos nestas situações, assinale a alternativa INCORRETA:
Leia o seguinte excerto.

A respeito dessas lesões, assinale a alternativa correta.
O croata-argentino naturalizado Juan Vucetich criou o sistema de classificação de impressões digitais conhecido como Sistema Datiloscópico, que foi adotado oficialmente no Brasil no início do século passado De acordo com os estudos de Vucetich, é correto afirmar que:
I. O sistema de Vucetich tinha como trunfo a possibilidade de arquivamento de um grande número de individuais datiloscópicas (fichas com impressões digitais dos 10 dedos), organizado de acordo com as fórmulas oriundas da classificação e subclassificação das impressões digitais de um indivíduo.
II. Os tipos fundamentais da classificação do Sistema Datiloscópico de Vucetich são: 1-Arco, 2-Presilha, 3- Turbilhão e 4-Verticilo.
III. A partir da determinação dos sistemas de linhas limitados pelas linhas diretrizes, a classificação de uma impressão digital (datilograma) no sistema de Vucetich leva em consideração: a existência ou ausência da figura conhecida como “delta", sua localização e a trajetória das linhas no campo digital.
IV. Pontos característicos são caracteres individualizadores, também conhecidos como minúcias ou particularidades morfológicas, que encontramos em uma impressão digital. A “bifurcação" e a “ponta de linha" são alguns exemplos de pontos característicos. O conjunto desses pontos característicos NÃO é levado em consideração em uma comparação entre duas impressões digitais.
A sequência correta é:
O arquivo digitalizado de impressões digitais em Sistemas Automatizados de Impressão Digital (AFIS) já é uma realidade no Brasil. No Instituto de Identificação de Santa Catarina o AFIS já vem sendo utilizado há alguns anos e tem se mostrado uma ferramenta muito importante e eficiente na identificação de criminosos que deixam vestígios papiloscópicos em locais de crime e em casos de pessoas que tentam retirar Carteiras de Identidade baseadas em documentos com falsidade documental e/ou ideológica. Em relação ao Sistema Automatizado de Impressão Digital, é correto afirmar:
I. Apesar de ser um sistema automatizado, é o Papiloscopista o profissional qualificado para, se necessário, tratar imagens e marcar novos pontos característicos nas impressões digitais inseridas no sistema.
II. Somente as impressões digitais de criminosos, ou seja, de indivíduos que em algum momento da vida foram indiciados ou presos, formam o banco do Sistema Automatizado de Impressão Digital (AFIS).
III. Na resposta de uma inserção de uma impressão digital no banco de dados do Sistema Automatizado de Impressão Digital, o AFIS apresenta candidatos com maiores pontuações para comparação, de acordo com seus parâmetros. Essas impressões são então analisadas pelo Papiloscopista, que utilizando seus conhecimentos técnicos, determina se foram ou não produzidas pela mesma pessoa.
IV. O Sistema Automatizado de Impressão Digital (AFIS) efetua as comparações solicitadas pelo operador (1x1 ou 1xn) e sempre apresenta/identifica o autor da impressão digital inserida.
A sequência correta é:
Uma pessoa vai até a Delegacia de Polícia relatarque um indivíduo do sexo masculino reiteradamente é visto à noite, num cemitério, praticando atos sexuais com cadáveres femininos retirados dos túmulos. Com base nas informações acima, pode-se afirmar que se está diante de um caso de:
Assinale a alternativa em que todas as características estão presentes nos sulcos dos enforcados, segundo a classificação de Bonnet:
As mortes súbitas ocorridas em casa ou hospitalares costumam, eventualmente, gerar dúvidas sobre a necessidade de encaminhamento ao IML. Dentre as situações hipotéticas abaixo, marque a única alternativa onde NÃO há obrigatoriedade de encaminhamento para necropsia no Instituto Médico-Legal.
Em um desentendimento entre dois cortadores de cana-de-açúcar, o primeiro atinge o segundo com um golpe de punhal, que adentra a parede abdominal no hipocôndrio direito, com cauda de escoriação associada à lesão na pele e atingindo o fígado. Este último revida com um golpe de podão, atingindo o braço direito do primeiro, produzindo lesão profunda com secção parcial do úmero. Considerando-se a classificação médico-legal de instrumentos lesivos e suas lesões correspondentes, assinale a alternativa que contenha o tipo de instrumento lesivo portado e o tipo de lesão sofrida, respectivamente, pelo primeiro e pelo segundo indivíduo.
No caso de morte:
I. De indivíduo idoso que sofre arritmia cardíaca após picada de escorpião, depois de ser socorrido e internado em hospital.
II. De presidiário com características de infarto do miocárdio (testemunhado por diversas pessoas) sem qualquer possibilidade de ter ocorrido violência no ambiente carcerário.
III. Súbita, de pessoa sem identificação, em via pública, com testemunhas de que não houve qualquer forma de violência ou acidente.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de onde os exames necroscópicos deverão ser realizados:
Em um caso de suicídio, um indivíduo trancou-se na garagem e ligou o motor do seu veículo. Grandes quantidades de monóxido de carbono (CO) foram liberadas pelo veículo devido à combustão da gasolina e desta forma o indivíduo foi a óbito. Quanto ao monóxido de carbono, podemos dizer que:
I. O CO é um gás classificado como asfixiante bioquímico por diminuir o transporte de oxigênio no sangue.
II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 240 vezes maior do que a do oxigênio.
III. O CO liga-se à mioglobina formando carboxihemoglobina.
IV. Para um individuo adulto, concentrações tóxicas e letais de carboxihemoglobina no sangue são aproximadamente de 5 e 25%, respectivamente.
Assinale:
A análise de DNA tem revolucionado as ciências forenses desde a sua introdução, em meados dos anos 1980, tendo tido seu grande avanço na década de 1990, continuando a revolucionar as perícias laboratoriais em consequências dos adventos tecnológicos constantes. A partir da análise das sentenças abaixo, assinale a alternativa que lista todas as sentenças verdadeiras.
I. O marcador genético usado como padrão ouro nas análises periciais, para gerar os perfis de DNA, são os do tipo SNP (Single Nucleotide Polymorphism, ou Polimorfismo de uma única base), por apresentarem maior poder de discriminação, repetições sequenciais de 3-5 pares de bases e por serem de fácil amplificação no laboratório.
II. A grande revolução da Genética Forense se deu na década de 1990 com o advento da técnica de PCR, que permitiu também a análise de materiais e amostras armazenados, que não continham suficiente quantidade de DNA para serem avaliados pela metodologia vigente na época.
III. A análise de DNA mitocondrial (mtDNA) tem sido de grande auxílio em algumas situações onde não é possível gerar o perfil genético padrão como, por exemplo, amostras degradadas e fios de cabelo sem raíz (ou bulbo).
IV. Vestígios coletados em locais de crime (amostras questionáveis) só podem ser processados para obtenção de perfil de DNA quando houver(em) amostra(s) referência(s) para comparação. Caso contrário, os mesmos devem ficar armazenados.
V. A análise de DNA, por ser uma prova técnica, que utiliza protocolos e kits comerciais validados para identificação humana e baseada em cálculos estatísticos, pode ser considerada infalível e, portanto, como a mais importante das provas, e ser usada como prova única.
Alternativas:
De acordo com os diagnósticos de transtornos mentais e de comportamento, é correto afirmar:
Através das técnicas cronotanatognóticas é possível observar as modificações e fenômenos que se instalam progressivamente no cadáver. Dentre as possibilidades em se estimar o momento da morte a rigidez cadavérica poderá ser utilizada, para se observar o tempo transcorrido deste óbito. Algumas regras foram estabelecidas por alguns autores para permitir essa estimativa. Assinale a alternativa, onde o autor da regra estima que a rigidez se inicia logo após a morte, atingindo o seu total desenvolvimento até a 15ª hora, após desaparecendo lentamente.