O mercado dos produtos da empresa XXY é dividido em cidades. Assim, cruzando os pedidos de compradores locais com os dados de transações nas lojas, os gerentes regionais customizam o sortimento de mercadorias em suas lojas. Nesse caso, o mercado é segmentado de acordo com a variável
Para a realização de um serviço de qualidade, é necessário que o ofertante considere suas peculiaridades e as gerencie de maneira oportuna.
As características específicas de um serviço, que devem ser consideradas na sua oferta, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
No processo de negociação, existindo um conflito, a figura de um terceiro, imparcial em relação à questão, pode facilitar o acordo entre as partes pela proposição de acordos benéficos para ambos: Assinale a opção que indica a denominação dada à figura que promove esse acordo.
Contratado para melhorar a performance do departamento comercial, um consultor aconselha a utilização de compras simuladas como instrumento para
O diretor de marketing de uma empresa não tem nenhuma informação a respeito do comportamento do consumidor de seus produtos. Como forma de obter informações rapidamente, ele recorreu a relatórios elaborados por um instituto de pesquisa. Tais relatórios contêm dados demográficos, econômicos e psicográficos dos consumidores brasileiros divididos por região. Nesse caso, a pesquisa de mercado foi feita com dados
Uma vez que cada comprador é diferente do outro, o vendedor sabe que precisa usar suas habilidades técnicas e pessoais para definir a melhor forma de conduzir uma negociação de venda. A etapa da negociação que envolve a obtenção de informações a respeito do cliente, suas necessidades de produtos ou serviços, assim como a atualização do conhecimento do vendedor, a respeito das especificações e detalhes técnicos do produto que vende, é denominada
Assinale a opção que indica a ação que deve ser instituída para satisfazer os clientes internos de uma organização.
Julgue o item seguinte quanto a mercados consumidores e marketing.
Marketing pode ser definido como um complexo processo que envolve a criação, a comunicação e a entrega de valor para o cliente.
Julgue o item seguinte quanto a mercados consumidores e marketing.
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Julgue o item seguinte quanto a mercados consumidores e marketing.
Hoje em dia, é comum que as organizações utilizem técnicas de endomarketing como forma de motivar seus colaboradores.
Julgue o item seguinte quanto a mercados consumidores e marketing.
O marketing possui um estudo específico conhecido como 4 P’s: produto; promoção; praça; e população, que formam os quatro pilares do composto mercadológico.
Em marketing, analisar o mercado e dividi-lo em grupos (demográfico, de necessidades e de comportamento, por exemplo) e/ou
níveis para definir onde e como as forças de vendas atuarão é o que se chama
Julgue os próximos itens, relativos a ferramentas de análise de
cenário interno e externo.
A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da
combinação das variáveis intituladas participação de mercado
e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior
participação e maior taxa de crescimento é chamado de
produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do
produto.
Raimar Richers em Marketing: uma visão brasileira, apresenta o marketing mix como a combinação de elementos de 1)
adaptação da oferta da empresa às forças detectadas no mercado com 2) a ativação, ou seja, o conjunto de medidas destinadas
a fazer com que o produto atinja mercados predefinidos e seja adquirido pelos compradores na quantidade e frequência
desejadas. Para atingir um marketing mix ótimo – que atinja diretamente os produtos sem precisar ser “empurrado" – são
usados, segundo este autor, instrumentos que atendem a necessidades em termos de produtos/serviços, assim como da
comunicação, conforme a figura abaixo.

Deste modo, o uso destes instrumentos do marketing mix deve ser realizado
Um gerente de marketing recebeu cerca de 50 currículos de
candidatos a uma vaga para analista na sua área. Diante do
grande número de informações e das restrições de tempo e de
recursos para avaliar todos os candidatos, o gestor decidiu
restringir sua análise aos currículos dos candidatos formados nas
duas universidades consideradas as melhores da cidade, pois
acredita que “dessas universidades só sai gente bem formada”.
Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está
utilizando–se de uma heurística conhecida como: