Os textos que seguem são de autoria, respectivamente, de Monteiro Lobato e de Carlos Drummond de Andrade. Leia-os, com atenção e responda.

De acordo com a análise dos dois textos, analisando os dois textos em conjunto, é correto afirmar que:
O texto abaixo escrito por Pedro Henrique Barreto é um exemplo de texto não literário.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às características de um texto não literário.
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I – Neste poema, Mário de Andrade enfatiza o seu esforço de criação de uma expressão literária nacional, e, para tanto, utiliza vocabulário que resgata as regiões do Brasil.
II – Além da linguagem, Mário de Andrade resgata as raízes culturais do país, como a culinária e a representação artística.
III – Na primeira estrofe, Mário de Andrade faz uso da figura de linguagem antítese, ao empregar as palavras “difícil/fácil" e “luz/escurez". Essas antíteses evidenciam a contradição vivenciada pelos intelectuais brasileiros que, com os olhos no estrangeiro, não conseguem compreender este poeta brasileiro.
É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):
O conhecimento e o domínio dos diferentes tipos de gêneros textuais aumentam a compreensão da realidade, apontando formas reais de participação social.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos gêneros textuais:
Leia o excerto da apresentação do livro Literatura Brasileira de William Roberto Cereja & Thereza Cochar Magalhães:
“Num mundo moderno ou pós-moderno como o nosso, que privilegia a imagem e a rapidez das informações, parece quase não haver espaço para a leitura e para o estudo da literatura.
Literatura é a arte da palavra, e estudar sua história é o mesmo que compreender a evolução do pensamento e dos sentimentos humanos através dos tempos. É também aprender a ler textos, extrair-lhes o sentido mais profundo e perceber de que forma eles estão relacionados com o momento histórico em que foram criados, com a estrutura da sociedade e com a tradição cultural.
Estudar a literatura brasileira é buscar as raízes culturais de nosso povo e de nossa língua. É compreender aquilo que somos hoje e por que somos assim."
De acordo com as ideias apresentadas, assinale a afirmação INCORRETA:
Leia o trecho a seguir sobre a personagem José Dias, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
“Era nosso agregado desde muitos anos; meu pai ainda estava na antiga fazenda de Itaguaí, e eu acabava de nascer. Um dia apareceu ali vendendo-se por médico homeopata; levava um Manual e uma botica. Havia então um andaço de febres; José Dias curou o feitor e uma escrava, e não quis receber nenhuma remuneração. Então meu pai propôs-lhe ficar ali vivendo, com pequeno ordenado. José Dias recusou, dizendo que era justo levar a saúde à casa de sapé do pobre." (ASSIS, 1979, p.15-16)
Sobre a passagem da obra, é correto afirmar que a figura do agregado, bastante presente na obra machadiana,
Na ficção modernista paraense destaca-se o autor Dalcídio Jurandir, que surge como romancista em 1941, com Chove nos campos de Cachoeira. Esse romance iniciou o ciclo do Extremo Norte, composto de 10 narrativas editadas entre 1941 e 1978.
Um projeto de letramento literário com alunos de ensino médio, abarcando o autor e sua obra, deve considerar que
No que diz respeito ao Arcadismo no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
Embora o Romantismo brasileiro repetisse as mesmas características do Romantismo europeu, os escritores brasileiros tinham a consciência da necessidade de criar uma literatura que traduzisse a realidade brasileira. Assinale a opção que NÃO traduz essa ideia.
Assinale a alternativa em que a função da linguagem encontra-se em sentido Denotativo.
Leia as afirmativas a seguir: I. Em 1857, Alencar lança em forma de folhetins O Guarany, romance considerado um dos maiores representantes do indianismo. II. A finalidade de qualquer ação educativa deve ser impedir a produção de conhecimentos que aumente a consciência e a capacidade de iniciativa transformadora dos grupos. III. Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. IV. No ato de avaliar, o papel do professor, através de vários instrumentos, é conhecer o processo de aprendizagem do aluno, para replanejamento pedagógico, com futuras correções do ensino, das orientações didáticas e das atividades a serem realizadas pelos alunos. Marque a alternativa CORRETA:
Leia as duas primeiras estrofes do poema "Minha terra!", de Gonçalves Dias, para responder à questão.
O uso do sinal gráfico de exclamação, ao final da segunda estrofe, enfatiza, por parte do sujeito lírico, um sentimento de
Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.
Dom Casmurro é um romance em que
Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.
A obra da qual esse fragmento de texto foi extraído pertence à segunda fase da produção machadiana e inaugura a estética realista no Brasil.
Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.
Além de José Lins do Rego e Graciliano Ramos, mencionados no texto, Rachel de Queiroz também compôs a chamada geração de 1930, a qual guarda estreita relação com o regionalismo romântico do século XIX.