Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 556 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O poeta João Cabral de Melo Neto está inserido, segundo a crítica literária tradicional, na terceira geração modernista. As principais características do projeto literário dessa geração são,

Representante da poesia Árcade brasileira:

Observe: “E boiadeiro era um rei." Isso representa uma posição:

Leia atentamente o poema a seguir, de Manoel de Barros, escritor brasileiro, para responder à questão.

Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – O eu-lírico, em certa medida, preocupa-se em atribuir valor àquilo que não parece ter mais importância

II – Para o eu-lírico, os mísseis não são importantes porque provocam guerras e abalam a natureza tão valorizada por ele.

III – A palavra “fatigadas", presente no terceiro verso, pode ser substituído por “usuais".

É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):

O poema retrata:

Sobre os textos, considere as afirmativas a seguir:

I. No texto 1, a concepção de amor indica idealização do sentimento amoroso e da mulher amada.

II. No texto 2, a concepção de amor é vista como o desencanto e o desencontro entre as personagens, apenas Lili é que encontrou um par.

III. Em ambos os textos, percebe-se a utilização de temáticas distintas, mas com tratamentos semelhantes.

IV. Tanto no texto 1 quanto no 2, há valorização da fantasia e da imaginação; caracterização do poder absoluto do amor sobre as personagens.

Está CORRETO o que se afirma em:

São gêneros que tem por objetivo argumentar, sustentar, refutar, negociar tomadas de posições, EXCETO:

Sobre o poema, assinale a alternativa incorreta:

Leia o poema de Manuel Bandeira, transcrito abaixo, para responder à questão.


Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO está de acordo com os recursos utilizados no poema:

Nas questão abaixo indique a qual Escola Literária do Brasil pertence a característica descrita.

Estilo especificamente poético, desenvolveu-se junto com o Realismo – Naturalismo. A maior preocupação dos poetas é com o fazer poético. Arte pela arte. Poesia descritiva sem conteúdo; vocabulário nobre; objetividade. Os poetas são considerados “os mestres do passado”. Por suas manias de precisão foram criticados severamente pelos poetas do 1º Tempo Modernista.

Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

Diferentemente da segunda geração romântica, marcada pelo sentimentalismo exacerbado, a poesia de Castro Alves afirma-se como instrumento de luta e de reformas sociais.

O livro, Português ou Brasileiro?, de Marcos Bagno (2001), pode ser lido como uma obra que instiga os professores do Brasil a ensinarem:

Assinale a alternativa em que a comparação entre as características do Realismo e as do Romantismo está incorreta.

Assinale a alternativa que corresponde à uma das interpretações possíveis do poema José de Carlos Drummond de Andrade:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282