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O termo “pré-modernismo” foi criado por Tristão de Ataíde para designar o período cultural brasileiro que se estende do início do século XX até a Semana de Arte Moderna. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.

Ao buscar definir sua concepção de poesia, Manuel Bandeira escreveu o poema “Poética”, cujo final se representa nestes versos:

                                                              Quero antes o lirismo dos loucos
                                                              O lirismo dos bêbados
                                                              O lirismo difícil e pungente dos bêbados
                                                              O lirismo dos clowns de Shakespeare
                                                              − Não quero mais saber do lirismo que não é libertação

A liberdade lírica visada pelo poeta nesses versos representa-se como

Obras em que as fronteiras entre realidade e imaginário diluem-se, fundindo-se às diferentes áreas para dar lugar a uma terceira realidade, onde as possibilidades de vivências são infinitas e imprevisíveis. São diretrizes do livro Bisa Bia Bisa Bel de autoria de: 

Um recurso que se identifica na construção do poema é a

“Eu bem sei que, para titilar-lhe os nervos da fantasia, devia padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não almoçar (…). A realidade é que eu almocei, como os demais dias.”

Nesse trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis dirige-se ao leitor e informa como a história deveria ser contada, mas prefere dizer a verdade. Com isso, o autor faz uma crítica ao seguinte estilo de época da literatura:

Leia os versos a seguir.

Quanto à estrofe apresentada, é correto afirmar que

Leia o poema de Charles Baudelaire a seguir.

Das características do Simbolismo descritas abaixo, assinale a que mais está presente no poema.

Qual alternativa apresenta uma associação correta?

Postam-se em forma de crescente os bravos:
Ávida turba mulheril no entanto
O rito sacro impaciente aguarde.
Brincam na relva os folgazões1 meninos,
Em quanto os mais crescidos, contemplando
O aparato elétrico das armas,
Enlevam-se2; e, mordidos pela inveja,
Discorrem lá consigo: – Quando havemos,
Nós outros, d’empunhar daqueles arcos,
E quando levaremos de vencida
As hostes3 vis do pérfido Gamela!
 
DIAS, Gonçalves. Os Timbiras, 1857. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000117.pdf. Acesso em 28/07/2020.
 
1 aquele que tem bom gênio, que gosta de divertir-se, brincalhão.
2 deleitar-se, deliciar-se, encantar-se.
3 inimigo, adversário.

De acordo com a escola literária a que pertence e com as características de tal escola, assinale a opção que corretamente classifica o Texto.

Assinale a alternativa que representa um gênero literário.

Uma das particularidades da literatura é que ela resgata aspectos culturais de um grupo e os apresenta de forma poética. No fragmento de Morte e vida severina, essa particularidade está presente na apropriação

O recurso expressivo de construção do poema atende a uma percepção irônica do eu lírico, segundo a qual o homem

O poema, publicado em 1922, expressa uma das principais reivindicações dos operários brasileiros durante a República Velha (1889-1930): a diminuição da jornada de trabalho. Esse direito foi historicamente conquistado por meio da

A poesia de Manuel Bandeira caracterizase pela coloquialidade e por utilizar fatos do cotidiano como motivo poético. No decorrer do poema, há uma sequência descritiva evidenciada por

Leia o poema de Eugênio de Castro para responder à questão.

Tua frieza aumenta o meu desejo:
Fecho os meus olhos para te esquecer,
Mas quanto mais procuro não te ver,
Quanto mais fecho os olhos mais te vejo.

Humildemente, atrás de ti rastejo,
humildemente, sem te convencer,
Antes sentindo para mim crescer
Dos teus desdéns o frígido cortejo.

Sei que jamais hei de possuir-te, sei
Que outro feliz, ditoso como um rei
Enlaçará teu virgem corpo em flor.

Meu coração no entanto não se cansa:
Amam metade os que amam com esperança,
Amar sem esperança é o verdadeiro amor.

(Massaud Moisés. A literatura portuguesa através dos textos. Adaptado)

Considere os versos da terceira estrofe.

Que outro feliz, ditoso como um rei
Enlaçará teu virgem corpo em flor.

No poema, as expressões destacadas podem ser, correta e respectivamente, entendidas no sentido de:

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