Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o item subsequente.
Depreende-se do texto que, apesar de a humanidade reconhecer o sangue como fonte vital desde tempos antigos, foi apenas na modernidade, com as transfusões, que o sangue pôde ser usado com eficácia para preservar a vida.
Considerando o texto I e as charges abaixo, marque a única alternativa verdadeira.
“As fontes em questão são outras, estão atualmente em debate nos meios jornalísticos e legais: o direito de proteger o sigilo das 'fontes'."
O mesmo sentido da palavra sublinhada aparece em:
Depreende-se do texto que, segundo a crônica, a maioria absoluta dos jornalistas defende o sigilo das fontes de informação, para
O texto 1 é visto como uma crônica jornalística. Levando em consideração o texto lido, assinale a característica mais adequada a esse tipo de escrita.
“A expansão da produção agropecuária teria se dado, então, exclusivamente pelos extraordinários ganhos de produtividade."
Esse fragmento do texto indica
Assinale a frase a seguir em que a preposição de é uma exigência de um termo anterior.
“No Centro da cidade, próximo ao grande comércio, temos um grupo significativo de patrícios e algumas associações de porte" ( 20-22).
No trecho acima, a autora usou em itálico a palavra destacada para fazer referência aos
Observe atentamente o uso dos sinais de pontuação do trecho abaixo ( 12-15):
“Há, de igual forma, entre os mais afortunados, aqueles ligados à indústria, voltados para a construção civil, o mobiliário, a ourivesaria e o fabrico de bebidas."
Qual das reescrituras desse trecho emprega corretamente os sinais de pontuação?
O acento indicativo de crase está corretamente empregado em:
As opções a seguir mostram informações do texto que indicam imprecisão, à exceção de uma. Assinale-a.
“Ainda que todos possam ser melhorados e, embora tenham diferenças de abordagem metodológica, legenda e resolução, os dados gerados pelos três projetos indicam de forma inequívoca: [...]"
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
“Estas só não podem ir de encontro aos fatos."
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
A vírgula está empregada corretamente em:
O termo destacado foi utilizado na posição correta, segundo as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, em: