Assinale a alternativa CORRETA em que a palavra é considerada ANTÔNIMA da palavra destacada na passagem retirada do texto de Millôr Fernandes.
“O menino mostrou-lhe a tartaruga morta. A mãe disse: – “Está aí assim há meia hora, chorando que nem maluco."
Assinale a alternativa em que as palavras se encontram em concordância nominal.
I) Pegou a tartaruga no colo e pôs-se a acariciar lhe o casco duro.
II) O menino mostrou-lhe a tartaruga morta.
III) Se a tartaruga está morta não adianta mesmo você chorar.
IV) Eu também gostava muito dela.
Observe a quinta estrofe: “Se você gritasse,/ se você gemesse,/se você tocasse/ a valsa vienense,/ se você dormisse,/ se você cansasse,/ se você morresse.../ Mas você não morre,/ você é duro, José!"
Assinale a alternativa CORRETA sobre a construção de sentido e a linguagem.
Leia o trecho a seguir: “Jovelino existia de nômade com seu povinho cada vez mais minguando de fome. Comia como podia — e não podia. Vivia ao deus- dará — e Deus não dava." Acerca das expressões e seu efeito de sentido apresentado no texto, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma oração coordenada.
Volte ao texto e leia o último parágrafo, há uma narração dentro de outra narração, assinale a alternativa CORRETA sobre uma das interpretações possíveis, acerca desse episódio que a narradora viveu.
Assinale a alternativa que o verbo esteja no pretérito mais que perfeito.
O trecho que explica os objetivos da “guerra" virtual descrita no texto é
No trecho “Como tudo o que fazemos diariamente é transformado em dados pelo nosso banco, pelo correio eletrônico, pelo Facebook, pelo cartão de crédito, etc., já somos passíveis de monitoração em tempo real, em caráter permanente" (. 35-39), a palavra monitoração pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
O trecho do texto “Vira o teatro pelo lado da plateia; e, palavra, que era bonito!" (. 25-26) faz referência ao fato de Lobo Neves
O fragmento no qual a regência do verbo em destaque é a mesma do verbo referir no trecho “que não referisse a ninguém o que se passara entre nós" (. 40-41) é
Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o item.
O pronome demonstrativo “essa”, em “Muitos pensam que essa não seja necessária” (linha 23), foi empregado para retomar o termo “segurança do procedimento” (linha 22), que seria fato dispensável diante de um doador que já está morto.
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item subsequente.
Depreende-se do segundo parágrafo do texto que as doenças infecciosas podem ser mais graves e provocar mortandade maior que os ferimentos de combate dos soldados em uma guerra.
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
Infere-se, do segundo parágrafo, que apenas na modernidade as pessoas passaram a viver os “momentos fundamentais da existência" − ou seja, o nascimento e a morte − fora da privacidade da família, no ambiente público dos hospitais.
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
A enfermaria comum parece um arcaísmo bárbaro e desumano aos olhos dos pacientes contemporâneos, principalmente pela manutenção das práticas de medicina antiquadas, que a tornam um ambiente cruel e insuportável.