Observando a construção semântica, os pronomes em destaque classificam-se, respectivamente, como:
Muitas vezes temos dúvidas no uso de vocábulos distintos provocadas pela semelhança ou mesmo pela igualdade de pronúncia ou de grafia entre eles. É o caso dos fenômenos designados como homonímia e paronímia. Observe o uso dos vocábulos em destaque e aponte a alternativa na qual o uso do vocábulo em destaque está EQUIVOCADO.
Releia o trecho a seguir.
“Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel."
Assinale a alternativa cuja reescrita altera o sentido original do trecho.
Observe a palavra em destaque na seguinte oração: ―Lentamente percorreu as sombras, detendo-se mais na cadeira, onde as roupas jogadas criavam formas que não lhe eram familiares.‖ O vocábulo em destaque às vezes gera algumas dúvidas, pois há uma forma semelhante, ou seja, aonde. Apesar da semelhança gráfica e fonética há uma diferença semântica que não deve ser menosprezada. Nesse sentido, observe as frases abaixo e assinale aquela que possuir um equívoco quanto ao uso de onde ou aonde.
Texto para responder à questão.
A oração entre vírgulas em "Minha mãe, que nunca tinha ouvido falar no Yannick ou na praça seca, achou que a filha estivesse delirando":
Texto para responder à questão.
O segmento "estando alerta para as casualidades e os milagres" poderia ser reescrito sem perda do sentido original e da correção linguística, por:
Texto para responder à questão.
O verbo destacado em "Ele VIRA, realmente, o avião cair", quanto à regência verbal, é.
Texto para responder à questão.
Sobre o fragmento "Com os olhos da imaginação, decerto; mas para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais." Leia as afirmativas. I. A palavra ELE, é um pronome pessoal do caso reto. II. TINHA CAÍDO e TINHA INCENDIADO estão flexionados no pretérito mais-que-perfeito composto. III. A palavra O em tudo o mais retoma o termo AVIÃO, em claro processo de coesão. Está correto apenas o que se afirma em:
Na língua portuguesa o autor de um texto pode utilizar diferentes estratégias para conseguir um determinado efeito na interpretação. Essas estratégias tornam a mensagem mais expressiva e significativa. Qual foi o recurso linguístico empregado pelo cartunista para tornar a mensagem mais expressiva?
A palavra carnê é acentuada com acento circunflexo. Em qual das alternativas todas as palavras devem ser acentuadas com esse mesmo sinal gráfico?
Observe o verbo em destaque na frase: ―Fazia sempre assim quando acordava de repente no meio da noite e o coração descompassado lhe dizia que talvez houvesse algum invasor no quarto.‖ Assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA quanto ao vocábulo em destaque: