No fragmento, "(1) Porque não sei o que te dizer do que fomos. (2) E nada tenho (3) para te dizer do que seremos.", as palavras numeradas atribuem, respectivamente, ideia de:
"E sentir, de novo, uma carícia na alma, como se algures estivessem golpeando um cordão umbilical" A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Qual das alternativas abaixo apresenta uma palavra de sentido sinônimo à “estimulando” (linha 09)?
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A palavra “trânsito”, retirada do texto, é classificada como proparoxítona, portanto é acentuada. Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que deve ser acentuada pela mesma razão.
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Assinale a alternativa que apresenta dígrafo.
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Observando as contribuições de várias áreas do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA.
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Assinale a alternativa cujo elemento conectivo expresse a correta relação de causa e consequência entre as ações do cotidiano de Ana.
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Considere a oração: “É melhor ir dormir para não perder a hora amanhã”, retirada do texto, e seus conhecimentos sobre orações subordinadas. ( ) A oração introduzida por “para” é uma oração reduzida final e sua forma expandida é “para que não perca a hora amanha”. ( ) O trecho “ir dormir para não perder a hora amanhã” tem a função de predicativo do sujeito. ( ) Ir dormir é uma oração subordinada substantiva expandida. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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Considerando os aspectos elencados no texto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um assunto por ele abordado.
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Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas presentes nas linhas 03, 06, 26 e 28.
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Analise as assertivas a seguir no que tange ao emprego correto dos sinais de pontuação.
I. Na linha 44, a ocorrência dos travessões indica a inserção de um discurso direto intercalado.
II. Nas linhas 12 e 15, o emprego das aspas indica a reprodução do enunciado de outra pessoa de maneira indireta.
III. Na linha 14, o emprego dos dois pontos indica a ocorrência de uma estrutura explicativa.
Quais estão corretas?
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Qual a sílaba tônica da palavra “habilidades”, retirada do texto?
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A palavra “imunológico”, retirada do texto, é classificada como proparoxítona. Assinale a alternativa que contém uma palavra de mesma classificação.
Considere as afirmações a seguir: I. O objetivo principal do texto é apresentar a teoria econômica de Marshall, segundo a qual cabe ao Estado, por meio de medidas assistencialistas, a responsabilidade de dirimir a pobreza e a desigualdade entre as classes mais altas e baixas da população. II. No 5º parágrafo, o segmento entre parênteses acrescenta uma ressalva ao argumento central do período. III. Depreende-se do contexto que para formar “capital humano” é necessário, entre outras medidas, investir na saúde e na educação do indivíduo, de modo que este possa gerar riqueza para si próprio e para a sociedade. Está correto o que se afirma em