Uma frase escrita em conformidade com a norma-padrão e com as regras de apresentação de um texto oficial é:
Leia o texto para responder à questão.
As informações textuais permitem afirmar corretamente que
Leia o texto para responder à questão.
Assinale a alternativa em que, ao contrário da construção “aquela rapaz", segue-se a lei fundamental da concordância, de acordo com a norma-padrão.
Leia o texto para responder à questão.
Nas passagens “Porque, como dizia o Irmão Lourenço, no schola sed vita – é preciso aprender não para a escola, mas para a vida." (4º parágrafo) e “Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste! Criança – não verás nenhum país como este!" (penúltimo parágrafo), as conjunções destacadas estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de
Leia o texto para responder à questão.
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
Leia o texto para responder à questão.
Nas passagens “Ei-lo agora, adolescente recluso em seu quarto, diante de um livro que não lê." e “negros parágrafos comprimidos uns sobre os outros", os termos destacados têm como antônimos, respectivamente:
A ideia a que o pronome destacado se refere está adequadamente explicitada entre colchetes em:
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue os itens que se seguem.
Feitos os devidos ajustes de pontuação, a retirada do trecho “Eles, não" (R.13) manteria o sentido geral do texto, porém reduziria a ênfase com a qual o autor se refere à crueldade dos “noivos assassinos" (R. 9 e 10).
No trecho “Ouvindo isso, assustados réus, num ato nada falho tiramos o tapete de nós mesmos" (l. 52-53), a oração reduzida em negrito apresenta, em relação à oração seguinte, o valor semântico de
Julgue o item a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.
O texto classifica-se como poema em prosa, dada a predominância de um olhar lírico sobre o tema tratado e da linguagem figurada.
Julgue o item a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.
A substituição da expressão “Olhei com mais atenção" (R.30) por Atentei-me para manteria o sentido geral e a correção gramatical do trecho original.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue o item a seguir.
O vocábulo “antes" (R.19) indica, no contexto em que se insere, circunstância temporal.
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB4A1BBB, julgue o item que se segue.
Ao narrar a história do macaco Alemão e ao comentar a vida dos tigres-de-bengala nascidos em cativeiro, a autora remete à perspectiva de visitar zoológicos que ela classifica como “sem inocência" (R.19).
Leia o parágrafo abaixo, do livro A febre das tulipas, de Deborah Moggach, e responda a questão:
" (...) É o meio da manhã. Cornelis está no trabalho quando deixa a casa. Ele me deu alguns presentes para eu levar para minha família. Escondi-os no sótão. Por algumas razão isto parece tão perverso quanto meu embuste maior. (...)"
Na última frase do parágrafo, a palavra “ embuste” é sinônimo de :
Assinale a alternativa que apresenta erro na colocação pronominal: