No texto, sem alteração de sentido, seria sintaticamente correto substituir
Assinale a alternativa que apresenta proposta de reescrita gramaticalmente correta e coerente para o seguinte trecho do texto: "Durante a leitura, nossa cabeça é apenas o campo de batalha de pensamentos alheios. Quando estes, finalmente, se retiram, o que resta? Daí se segue que aquele que lê muito e quase o dia inteiro perde, paulatinamente, a capacidade de pensa r por conta própria" (linhas de 21 a 26).
No que se refere às estruturas do texto e aos conteúdos nele apresentados, assinale a alternativa correta.
“Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação".
O problema de norma culta identificado nesse segmento do texto é:
O texto mostra uma série de elementos aditivados por meio de diferentes processos; o trecho em que NÃO ocorre qualquer tipo de aditivação é:
O segmento sublinhado que exerce uma função sintática diferente das demais é:
Muitos termos do texto aparecem ligados pela conjunção E; ocorre inadequação na troca de posição dos elementos sublinhados em:
“Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer".
Se reescrita no plural, a melhor forma dessa frase será:
“Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade".
Para que esse segmento do texto ficasse mais bem escrito, deveríamos substituir:
“Diante do número de casos de preconceito explícito e agressões, / somos levados ao questionamento se nossa sociedade corre o risco de estar tornando-se irracionalmente intolerante".
Os segmentos que compõem essa parte inicial do texto indicam, respectivamente:
“Um número ainda subnotificado..."; o adjetivo sublinhado, no texto, se refere ao número de ocorrências de preconceitos que:
Há uma série de vocábulos cuja significação decorre da situação de produção do texto e não de seu sentido contextual; são as chamadas palavras de sentido dêitico.
O segmento abaixo em que a palavra sublinhada tem seu valor semântico explicado no texto é:
O termo sublinhado abaixo que exerce uma função sintática diferente das demais é:
A expressão "ou seja", utilizada no primeiro parágrafo (linhas 3 e 4) e no segundo parágrafo (linha 20) do texto 3, pode, nas duas ocorrências, ser substituída, sem prejuízo de sentido nem de construção sintática, pelas expressões