O que une as posições que uma venerável linhagem de moralistas manifestou é, segundo as convicções do autor do texto,
Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto
As formas verbais atendem às normas de concordância e estabelecem uma adequada correlação entre os tempos e os modos na frase:
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.
São vocábulos que sugerem, no contexto, que a autoria do texto não se responsabiliza integralmente pelos dados divulgados:
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.

Considere os elementos sublinhados nas seguintes passagens do texto:
- Cerca de 3,9 bilhões de pessoas usam a internet em todo o mundo atualmente, o que representa mais da metade da população mundial... (1º parágrafo)
- Segundo a UIT, os países mais ricos do planeta registraram um crescimento sólido no uso da internet, que passou de 51,3% de suas populações, em 2005, para atuais 80,9%. (3º parágrafo)
Preservando as relações de sentido que estabelecem nos contextos dados, os elementos sublinhados estarão correta e respectivamente substituídos por
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.
Está redigido com clareza e correção este livre comentário do texto:
Ao observar os primeiros registros históricos de relógios mecânicos, o autor acredita que
Atente para as seguintes orações: 1.Os portugueses apresentaram um relógio mecânico. 2.O relógio mecânico apresentado pelos portugueses encantou os chineses. 3.Os chineses não imaginavam os efeitos advindos do relógio mecânico dos portugueses. Essas orações estão coerente e adequadamente articuladas num único período em:
Expressa-se no texto uma clara oposição de sentido entre os elementos:
O texto a seguir serve de referência para a questão.
No excerto a seguir, o verbo “lembrar" aparece com o sentido de “trazer à lembrança" e “recordar-se", acepção inclusive tratada por Cunha & Cintra (2017): “[...] lembramos muito mais de nomes do que de rostos." (linha 5). De acordo com a norma-padrão, o excerto apresenta um desvio de:
O texto a seguir serve de referência para a questão.

Observando a concordância nominal regular, os adjetivos “responsável" (linha 15) e “responsável" (linha 25) concordam de forma direta com os respectivos substantivos de referência:
O texto a seguir serve de referência para a questão.

Cada texto apresenta escolhas por determinados elementos de acordo com a intencionalidade proposta pelo autor, resultando na predominância de uma função da linguagem. Após a leitura do fragmento de romance, pode-se afirmar que nele há predominância da função:
Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
A convicção do narrador de Machado de Assis, na frase citada de um conto seu, supõe como argumento o fato de que
Considerando a função que exercem no contexto, pode-se afirmar que pertencem à mesma classe de palavras ambos os vocábulos sublinhados em: