
Julgue o item, sobre à estruturação gramatical no texto.
O trecho “Os pregadores deitam a culpa aos ouvintes” (linhas 23 e 24) poderia, sem prejuízo gramatical ou dos sentidos do texto, ser reescrito da seguinte forma: Os predicadores imputam aos ouvintes a culpa.

Considerando as estruturas linguísticas do texto, a correção gramatical e o emprego dos elementos de encadeamento textual, julgue o item.
O espelho é a doutrina, que concorre com o pregador, o conhecimento é os olhos, que concorre com o ser humano, e a luz é o entendimento da graça de Deus.

Acerca das ideias do texto, julgue o item.
Depreende‐se do texto que há relação tênue entre ética e relações públicas.

Quanto às estruturas linguísticas do texto, Julgue o item.
O vocábulo “as” (linha 9) retoma o termo “relações públicas” (linha 8), que, por sua vez, é retomado por “profissão” (linha 10).

Quanto às estruturas linguísticas do texto, Julgue o item.
Na linha 18, as formas verbais “dadas” e “fornecem” referem‐se ao mesmo elemento textual na oração em que se inserem.

Quanto às estruturas linguísticas do texto, Julgue o item.
A supressão de “para” (linha 23) mantém a correção gramatical do texto.
De acordo com a leitura atenta do texto, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com a leitura atenta da tira, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a interpretação do trecho, assinale a alternativa incorreta.
Trecho I :Ai, Meu Deus, que saudade da Amélia/ Aquilo sim é que era mulher/ Às vezes passava fome ao meu lado/ E achava bonito não ter o que comer/ Quando me via contrariado/ Dizia: "Meu filho, o que se há de fazer!"/ Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia é que era mulher de verdade. (Ataulfo Alves) (Fonte: Letras.mus)
Trecho II : Me deram um palco e eu vou cantar/ Canto pela tia queé silenciada/ Dizem que só a pia é seu lugar / Pela mina que é de quebrada/ Que é violentada e não pode estudar (...) Dona de casa limpa, lava e passa/ Mas fora do lar não pode trabalhar/ Não precisa ser Amélia pra ser de verdade/ Cê tem a liberdade pra ser quem você quiser/. (Bia Ferreira)
Sobre a interpretação da letra da canção de Bia Ferreira (trecho II), assinale a alternativa correta.
Na passagem “Eu estou pensando há muito tempo em propor o novo tipo de professor”, se o termo “tempo” fosse substituído pelo termo “anos”, e se o verbo “haver” fosse substituído pelo verbo “fazer”, mantendo-se o mesmo tempo e o mesmo modo verbal, respeitando-se a gramática normativa e fazendo-se as alterações necessárias, teríamos:
Em “Só que, ao escolher, não sofra”, após o verbo escolher há um termo implícito, para que se estabeleça a coesão textual. Qual é o termo implícito?

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Na linha 18, o deslocamento do termo “se” para imediatamente após a forma verbal “pode” — pode-se — comprometeria a correção gramatical do texto.

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Seria incorreto o emprego da forma quotidianamente em lugar de “cotidianamente” (L.4), pois aquela forma foi abolida do vocabulário oficial da língua portuguesa.
Os termos em destaque no 3o parágrafo estão, correta e respectivamente substituídos, sem alteração de sentido, por: