Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26004 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A astúcia de um personagem

O texto é considerado lenda porque

[...] que se tornou presa fácil para qualquer caçador
inexperiente, encerra uma circunstância de

A utilização da crase “à” sublinhada abaixo é justificada pela seguinte regra gramatical:

"Que a oposição feroz e generalizada à democracia parlamentar teve que esperar até a década de 1930 não significava (...)" (linhas 23 a 25)

Em “Há nesta guerra várias datas que competem entre si como fundamentais. (...)” (linhas 11 e 12), a partícula “que” exerce a mesma função morfológica que a existente na seguinte alternativa:

No primeiro parágrafo do texto, no trecho “Apenas seus olhos denunciaram algo próximo da súplica.” (linhas 14 e 15), o pronome sublinhado é um elemento de coesão que referencia o seguinte termo:

Há presença de oração na voz passiva no seguinte trecho abaixo:

Utilize a imagem abaixo para responder a próxima questão:

Pode-se afirmar corretamente que a charge acima é uma crítica ao (à):

Marque a alternativa que completa corretamente a frase: “Aqueles que ________ do interior ________ a cidade grande como um mundo que lhes ________”.

No que se refere à reescrita de frases, assinale a alternativa  que  apresenta  palavra  que  substitui  corretamente  o  termo  destacado  do  texto,  mantendo‐se  o  sentido  original  da  informação. 

Leia o texto a seguir e responda à questão.

 

15 de novembro

 

Deodoro todo nos trinques

Bate na porta de Dão Pedro Segundo.

“- Seu imperadô, dê o fora

que nós queremos tomar conta desta bugiganga.

Mande vir os músicos.”

O imperador bocejando responde:

“Pois não meus filhos não se vexem

me deixem calçar as chinelas

podem entrar à vontade:

só peço que não me bulam nas obras completas de Victor Hugo”.

 

Disponível em http://culturafm.cmais.com.br/radiometropolis/lavra/murilo-mendes-quinze-de-novembro. Acesso em 10/03/2019.

A mesma função sintática de “Seu imperadô” (verso 3) é verificada em

Em relação a aspectos linguísticos nas falas dos personagens, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas

( ) A fala do guri pode ser reescrita corretamente da seguinte maneira: A professora disse que melhoramos em matemática, porém não em leitura.

( ) A segunda parte da fala do homem pode ser reescrita em registro formal da seguinte maneira: Para votar, você precisa conhecer somente os números.

( ) O pronome isso, na primeira parte da fala do homem, retoma a fala do guri.

( ) A fala do guri compõe-se de duas orações, uma principal e outra subordinada. 

Assinale a sequência correta. 

Sobre a coesão no texto, analise as afirmativas.

I- Em colocava-os sobre o balcão e Cada vez que os abrimos, o pronome oblíquo retoma o sentido do mesmo vocábulo: livros.

II- A primeira frase do texto pode ser reescrita, sem prejuízo da coesão, da seguinte forma: Eu sonhava, quando era jovem, ter uma grande biblioteca.

III- O trecho desse método de controle refere-se às frases anteriores que explicitam como o autor fazia para comprar livros.

IV- Em E fui assim pela vida, comprando os livros que podia., a omissão do pronome eu (elipse) não prejudica o sentido da frase.

Estão corretas as afirmativas

Sobre o poema, assinale a afirmativa correta.

Na coluna da esquerda são dados trechos do texto e, na da direita, as ideias que cada um apresenta. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 

1.quando ela chegar lá embaixo, vai ter virado um imenso bolão            ( ) Finalidade

2.Parece pouco, mas é só fazer as contas                                               ( ) Adição

3.Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande ideia!        ( ) Oposição

4.Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado                             ( ) Tempo 

Assinale a sequência correta. 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282