[...] que se tornou presa fácil para qualquer caçador
inexperiente, encerra uma circunstância de
A utilização da crase “à” sublinhada abaixo é justificada pela seguinte regra gramatical:
"Que a oposição feroz e generalizada à democracia parlamentar teve que esperar até a década de 1930 não significava (...)" (linhas 23 a 25)
Em “Há nesta guerra várias datas que competem entre si como fundamentais. (...)” (linhas 11 e 12), a partícula “que” exerce a mesma função morfológica que a existente na seguinte alternativa:
No primeiro parágrafo do texto, no trecho “Apenas seus olhos denunciaram algo próximo da súplica.” (linhas 14 e 15), o pronome sublinhado é um elemento de coesão que referencia o seguinte termo:
Utilize a imagem abaixo para responder a próxima questão:

Pode-se afirmar corretamente que a charge acima é uma crítica ao (à):
Marque a alternativa que completa corretamente a frase: “Aqueles que ________ do interior ________ a cidade grande como um mundo que lhes ________”.
No que se refere à reescrita de frases, assinale a alternativa que apresenta palavra que substitui corretamente o termo destacado do texto, mantendo‐se o sentido original da informação.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
15 de novembro
Deodoro todo nos trinques
Bate na porta de Dão Pedro Segundo.
“- Seu imperadô, dê o fora
que nós queremos tomar conta desta bugiganga.
Mande vir os músicos.”
O imperador bocejando responde:
“Pois não meus filhos não se vexem
me deixem calçar as chinelas
podem entrar à vontade:
só peço que não me bulam nas obras completas de Victor Hugo”.
Disponível em http://culturafm.cmais.com.br/radiometropolis/lavra/murilo-mendes-quinze-de-novembro. Acesso em 10/03/2019.
A mesma função sintática de “Seu imperadô” (verso 3) é verificada em
Em relação a aspectos linguísticos nas falas dos personagens, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas
( ) A fala do guri pode ser reescrita corretamente da seguinte maneira: A professora disse que melhoramos em matemática, porém não em leitura.
( ) A segunda parte da fala do homem pode ser reescrita em registro formal da seguinte maneira: Para votar, você precisa conhecer somente os números.
( ) O pronome isso, na primeira parte da fala do homem, retoma a fala do guri.
( ) A fala do guri compõe-se de duas orações, uma principal e outra subordinada.
Assinale a sequência correta.
Sobre a coesão no texto, analise as afirmativas.
I- Em colocava-os sobre o balcão e Cada vez que os abrimos, o pronome oblíquo retoma o sentido do mesmo vocábulo: livros.
II- A primeira frase do texto pode ser reescrita, sem prejuízo da coesão, da seguinte forma: Eu sonhava, quando era jovem, ter uma grande biblioteca.
III- O trecho desse método de controle refere-se às frases anteriores que explicitam como o autor fazia para comprar livros.
IV- Em E fui assim pela vida, comprando os livros que podia., a omissão do pronome eu (elipse) não prejudica o sentido da frase.
Estão corretas as afirmativas
Na coluna da esquerda são dados trechos do texto e, na da direita, as ideias que cada um apresenta. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1.quando ela chegar lá embaixo, vai ter virado um imenso bolão ( ) Finalidade
2.Parece pouco, mas é só fazer as contas ( ) Adição
3.Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande ideia! ( ) Oposição
4.Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado ( ) Tempo
Assinale a sequência correta.