Quanto à correção gramatical e à coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.
“têm origem justamente na” (linha 14) por advêm justamente da
Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o item.
Na linha 14, o emprego do acento indicativo de crase em “à mudança climática” justifica‐se pela regência do verbo “Adaptar”
e pela anteposição de artigo definido ao substantivo “mudança”.
Considerando a interpretação desse poema em sua totalidade, a flor que nasceu na rua representa
Nos versos transcritos, todas as palavras em destaque estão sujeitas à mesma regra de acentuação, EXCETO
No primeiro período do texto: “Nos anos 30, Margareth Mead comparou três sociedades primitivas da Nova Guiné, visando observar como as atitudes sociais se relacionavam com as diferenças sexuais.” A forma verbal destacada introduz uma oração com valor semântico de:
Os termos destacados nas passagens abaixo retiradas do texto desempenham o mesmo papel morfológico, EXCETO:
Como o vocábulo “papéis” (1º parágrafo), acentua-se o vocábulo da alternativa:
Qual frase abaixo está redigida de acordo com o Novo Acordo Ortográfico?
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um pleonasmo vicioso.
Analise a frase abaixo:
É admirável a maneira loquaz com que discursa à plateia.
Qual das palavras abaixo pode substituir a palavra em negrito sem causar prejuízo semântico?
Assinale a alternativa em que encontramos erro de pontuação.
Assinale a opção em que todas as palavras são paroxítonas:
Observe as frases abaixo:
Os vocábulos grifados equivalem respectivamente a:
Sobre classes gramaticais, avalie as afirmações que seguem:
Quais estão corretas?