Os estreitos marítimos, tão importantes em tempos passados, continuavam vitais. A batalha naval entre Japão e Rússia, em 1905, fora travada em um estreito marítimo; o desembarque em Gallipoli, em 1915, fizera parte de uma luta pela passagem do Mar Negro; e a grande disputa naval da Primeira Guerra Mundial, a batalha da Jutlândia, acontecera nas proximidades do estrito que
servia de entrada para o Báltico. Novamente, durante a Segunda Guerra Mundial, o Canal da mancha, o Estreito de Gibraltar, o Estreito de Cingapura, o Mar Vermelho e outros canais pequenos foram cruciais para o desfecho do conflito. No início da época do poderio aéreo, muitos argumentavam que os estreitos perderiam a relevância; mas a posição de Cuba, tão perto dos Estados Unidos, continuou tendo importância decisiva. Os Estados Unidos, por meio da CIA, deram treinamento militar a 1,5 mil exilados cubanos para que invadissem a ilha. O porto escolhido para o
desembarque, em abril de 1961, a Baía dos Porcos, ficava no litoral sudoeste. O pequeno exército desembarcou logo após os aviões norte-americanos camuflados terem bombardeado a força aérea cubana. Estranhouse o apoio do presidente Kennedy a uma tropa tão embaraçosamente pequena, uma vez que a perspectiva de sucesso era mínima. Em dois dias, a maioria dos invasores havia sido
capturada. Para libertá-los, Fidel Castro exigiu o pagamento de um caro resgate na forma de alimentos e remédios.
(BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX, 2 ed. São Paulo: Fundamento, 2011, p. 214).
Podem ser considerados tipos de adjetivos, EXCETO:
Assinale a alternativa que não representa uma função da vírgula:
Assinale a alternativa que representa corretamente palavras homófonas heterográficas:
Assinale a alternativa INCORRETA acerca do que se afirma sobre o seguinte período do texto:
“Suas células têm, sim, diferenciação entre si: as células da raiz são diferentes das células da folha,
por exemplo — mas elas são mais flexíveis”.
Assinale a alternativa que apresenta uma reescrita, sem erros de pontuação e sem mudança de sentido, do segmento a seguir:
“Hoje, 33 anos após o desastre, algumas populações de plantas são maiores do que antes do acidente, devido à ausência de interferência humana no local”.
Assinale a alternativa que faz uma afirmação INCORRETA acerca do seguinte período do texto:
“É por isso que é tão importante termos os santuários oceânicos: são eles que vão garantir a continuidade do armazenamento desse carbono”.
Assinale a alternativa que apresenta a correta conversão da forma verbal destacada após ser realizada a passagem do trecho abaixo da voz passiva para a voz ativa.
“Segundo os cientistas, mais de 90% do excesso de calor produzido pelos gases de efeito estufa tem
sido absorvido pelos oceanos”.
De acordo com o autor, a ideia de que um cérebro maior é sempre melhor mostra-se
É um paradoxo, este, o de algo permanecer vivo quando tudo o que o produziu já feneceu.
Essa frase do texto ganha nova e correta redação, sem prejuízo para seu sentido essencial, em:
Entre as alterações propostas nas construções retiradas do texto, apenas uma NÃO encontra assentamento nas normas da Gramática padrão da Língua Portuguesa:
Nestes trechos de noticiários, NÃO contém erro gramatical ou incoerência argumentativa apenas em:

Acerca das ideias, dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue:
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso o período “Assim, foge da postura típica dos animais, que só passam a rejeitar aquilo que os prejudica a partir da experiência adquirida.” (R. 7 a 9) fosse reescrito da seguinte forma: Assim, o preconceito foge da postura típica dos animais, que rejeitam aquilo que é prejudicial a partir da experiência adquirida.