Pelo contexto narrativo, o segundo atropelamento foi causado por um Apollo, carro produzido nos anos 90 pela montadora Volkswagen. Apolo é também um dos principais deuses da mitologia greco-romana. Essa interessante relação intertextual é explorada pelo autor ao final da crônica. Levando em consideração essas informações e o contexto, assinale a alternativa que contenha a melhor acepção do termo grifado contido na passagem “A vida é forte. E bela, apolínea, apesar de tudo”:
Em “E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça, mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos”, se o verbo ver, em destaque, fosse substituído pelo verbo assistir, com o mesmo sentido, e se o termo mundos, também em destaque, fosse substituído por realidades, teríamos:
Assinale a alternativa em que a passagem “(...) o diagnóstico da condição é fácil, feito no consultório do médico, sem necessidade de exames mais complexos” está corretamente reescrita:
Considere o trecho abaixo retirado do texto.
“Os visitantes de museus não precisam necessariamente de informações para se sentirem satisfeitos depois de visitar uma exposição. A arte pode falar por si mesma”, diz o professor Jens Gaab. (1º parágrafo)
Assinale a alternativa correta.
Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo, com base no texto.
Coluna 1 Períodos históricos
1. Antiguidade
2. Desde a Idade Média
3. A partir da segunda metade do século XIV
4. Século XIX
5. Século XX
Coluna 2 Descrições
( ) Responsabilidade da Igreja e da aristocracia
( ) Museu Nacional de Belas Artes
( ) Humanistas, antiquários, artistas e cientistas
( ) Conservação de patrimônio e exposições gerais de belas artes
( ) Bibliotecas e gabinetes
( ) Mitologia grega
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Em relação à fonologia, marque a alternativa que apresenta palavras extraídas do poema que possuem o mesmo número de sílabas entre si.
Em “... seja comprado como uma espécie de subproduto do curso, da palestra ou da exposição que se realizou naquele dia.” (linhas 6 a 8), a partícula “se” é utilizada com o fim de:
A partícula “se” pode desempenhar diversas funções morfológicas. Nesse caso, analisando-se o trecho a seguir, é correto afirmar que:
“Falava-se de um ataque nas proximidades do aeroporto da capital iraquiana (...)” (linhas 2 e 3).
Segundo a gramática, acentuam-se determinadas palavras para diferenciação de significado; chama-se acento diferencial. Esta regra fundamenta a acentuação de uma palavra no seguinte segmento:
São acentuadas graficamente, a partir da mesma regra, todas as palavras de qual das alternativas a seguir?
Analise o pronome destacado, em “O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante.”, e assinale o que for correto.
Assinale a alternativa em que a palavra contenha um prefixo e um sufixo.
Assinale a alternativa que analisa corretamente a função sintática de “Dinah” no trecho “Fala a verdade Dinah, já comeste um morcego?”.