Segundo a discussão apresentada no texto, um aspecto a ser considerado acerca da publicidade dirigida às crianças se refere a:
Na frase, um termo que qualifica a expressão “objeto preferencial” encontra-se corretamente apresentado em:
O texto é construído com base no seguinte modo de organização do discurso:
Considere as frases elaboradas a partir do texto original.
• ___________ no horóscopo publicado pelo jornal estavam previsões e orientações para os leitores.
• Considerando __________ as reclamações dos leitores, o editor imediatamente advertiu o autor sobre a conduta inapropriada.
• Apostando na sua esperteza, o autor __________que aleatoriamente alternava os textos relativos aos signos do zodíaco.
Atendendo à norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por
Atendendo à norma-padrão de emprego e de colocação dos pronomes, assinale a alternativa em que a expressão destacada na frase pode ser substituída pela expressão entre parênteses.
Dentre as características presentes nas alternativas abaixo, a alternativa em que elas NÃO justificam o título do texto é:
Nas alternativas abaixo, para se alcançar coerência e coesão, foram utilizados operadores linguísticos para se estabelecerem relações. A alternativa cuja relação foi identificada corretamente entre as proposições é:
Na passagem “Há muito tempo nas águas da Guanabara” (TEXTO I), se o termo em destaque fosse substituído por anos e se o verbo haver fosse substituído pelo verbo fazer, teríamos, respeitando-se a gramática normativa e mantendo-se o mesmo tempo e o mesmo modo verbal:
Na passagem “ (...) é um relicário desse gênero musical, cuja letra foi censurada (...)” (TEXTO II), se a expressão em destaque fosse substituída por “a censura não concordava”, teríamos:
Ao longo do poema, o interlocutor é tratado, sistematicamente, por tu. Se o tratamento fosse alterado para a 2ª. pessoa do plural, teríamos, em determinadas passagens:
Assinale a alternativa em que a vírgula é usada para marcar a elipse do verbo:
Sobre o processo de formação da palavra “capacidades”, é correto afirmar que:
Tomando por base a gramática normativa e a necessidade de clareza e de exatidão em certos gêneros textuais, assinale a alternativa em que não há ambiguidade:
“O nosso fito, como produtores de sonhos, é aceder a essa outra língua que não é falável, essa língua cega em que todas as coisas podem ter todos os nomes.” Que língua não “falável” é essa?
“Os africanos voltaram a ser os “outros”, os que vendem pouco e os que compram ainda menos. Os autores africanos que não escrevem em inglês (e em especial os que escrevem em língua portuguesa) moram na periferia da periferia, lá onde a palavra tem de lutar para não ser silêncio.” O “silêncio” a que o autor se refere é: