De acordo com o texto, hoje a valorização do QA tende a superar a do QI e a do QE no ambiente de trabalho porque
Respeitando-se o ponto de vista sustentado pelo texto e adequando-se a seu sentido, a reunião dos trechos “as habilidades necessárias para prosperar no mercado de trabalho também estão mudando” (parágrafo 3) e “ter QI, mas nenhum QA, pode ser um bloqueio para as habilidades
existentes diante de novas maneiras de trabalhar” (parágrafo 8) resulta no seguinte período:
Segundo o texto, o fator que deve ser analisado na escolha de alimentos processados é o(a)
No que concerne às ideias do texto, julgue o item.
Infere-se do texto que, em seu relatório, Lalonde propôs que intervenções da saúde pública deveriam dar ênfase a segmentos da população de menor risco social.
No que concerne às ideias do texto, julgue o item.
Do texto se infere que o modelo proposto por Lalonde, que despertou o interesse político-social pela saúde pública, considera medidas preventivas para a promoção da saúde, relacionadas a aspectos biológicos, sociais e psicológicos que influenciariam um paciente.
Com relação aos aspectos linguístico-estruturais do texto, julgue o item.
Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, a sentença “No Canadá, devido à influência inglesa, foram consagrados os princípios da universalidade da assistência médica, que, embora tendo obtido avanço social, sofreu muitas críticas” (linhas 9 e 10) poderia ser assim reorganizada: Em razão da influência do Reino Unido, consagraram-se, no Canadá, os princípios da universalidade da assistência médica que sofreram várias críticas, ainda que tenha tido avanço social.
Com relação às ideias suscitadas pelo texto, julgue o item.
Conforme o texto, existem causas diversas para o surgimento de doenças, inclusive as de natureza social.
Julgue o item quanto à estruturação linguística do texto.
Na linha 6, sem prejuízo para a correção gramatical e os sentidos originais do texto, a sentença “o que acarreta”, que retoma toda a oração anterior, pode ser substituída pela forma acarretando.
Julgue o item quanto à estruturação linguística do texto.
Na linha 23, a forma “comprovou” pode ser flexionada no plural — comprovaram —, caso em que passa a concordar com “pensadores”, sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto.
Julgue o item quanto à estruturação linguística do texto.
Na linha 26, pelo fato de “trabalho, renda e lazer” complementarem “as condições”, a correção gramatical seria mantida se houvesse a inserção do vocábulo de antes dos dois últimos elementos, da seguinte forma: as condições de trabalho, de renda e de lazer.
Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
ANDRADE, C. D. de. Quadrilha. Em: Poesia completa. Rio de Janeiro:
Nova Aguilar, 2006. p. 26.
Sobre o trecho do poema “Quadrilha”, analise as afirmativas a seguir:
I. A reiteração sucessiva do pronome relativo “que” no poema é um elemento de progressão textual, pois indica a repetição das ações dos personagens.
II. O trecho do poema enfatiza o futuro do pretérito do indicativo marcado pela sucessão de repetição do verbo amava.
III. A repetição do pronome “que” poderia ser evitada pela utilização dos sinais de pontuação: vírgula ou ponto e vírgula sem comprometer o sentido.
É correto o que se afirma
Na frase “Eu me recuso à aprender a lição”, a utilização da crase, de acordo com a norma culta da língua, se configura como inadequada porque
I. nas locuções adverbiais formadas de um substantivo feminino que indica instrumento, utiliza-se apenas a preposição.
II. antes de substantivos masculinos não se emprega o artigo definido feminino.
III. as formas verbais não podem ser determinadas por artigos definidos, não havendo, portanto, a possibilidade de ocorrer preposição a + artigo feminino.
É correto o que se afirma