Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25984 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

De acordo com o texto, hoje a valorização do QA tende a superar a do QI e a do QE no ambiente de trabalho porque

Respeitando-se o ponto de vista sustentado pelo texto e adequando-se a seu sentido, a reunião dos trechos “as habilidades necessárias para prosperar no mercado de trabalho também estão mudando” (parágrafo 3) e “ter QI, mas nenhum QA, pode ser um bloqueio para as habilidades
existentes diante de novas maneiras de trabalhar” (parágrafo 8) resulta no seguinte período:

A correção gramatical do texto seria mantida se a locução “uma vez que” (linha 34) fosse substituída pela conjunção

Segundo o texto, o fator que deve ser analisado na escolha de alimentos processados é o(a)

Assinale a alternativa que apresenta um trecho do texto no qual o sinal de pontuação tem a finalidade de sinalizar a omissão de um verbo.

No texto, o pronome “o” (linha 41) faz referência ao

No que concerne às ideias do texto, julgue o item.

Infere-se do texto que, em seu relatório, Lalonde propôs que intervenções da saúde pública deveriam dar ênfase a segmentos da população de menor risco social.

No que concerne às ideias do texto, julgue o item.

Do texto se infere que o modelo proposto por Lalonde, que despertou o interesse político-social pela saúde pública, considera medidas preventivas para a promoção da saúde, relacionadas a aspectos biológicos, sociais e psicológicos que influenciariam um paciente.

Com relação aos aspectos linguístico-estruturais do texto, julgue o item.

Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto, a sentença “No Canadá, devido à influência inglesa, foram consagrados os princípios da universalidade da assistência médica, que, embora tendo obtido avanço social, sofreu muitas críticas” (linhas 9 e 10) poderia ser assim reorganizada: Em razão da influência do Reino Unido, consagraram-se, no Canadá, os princípios da universalidade da assistência médica que sofreram várias críticas, ainda que tenha tido avanço social.

Com relação às ideias suscitadas pelo texto, julgue o item.

Conforme o texto, existem causas diversas para o surgimento de doenças, inclusive as de natureza social.

Julgue o item quanto à estruturação linguística do texto.

Na linha 6, sem prejuízo para a correção gramatical e os sentidos originais do texto, a sentença “o que acarreta”, que retoma toda a oração anterior, pode ser substituída pela forma acarretando.

Julgue o item quanto à estruturação linguística do texto.

Na linha 23, a forma “comprovou” pode ser flexionada no plural — comprovaram —, caso em que passa a concordar com “pensadores”, sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto.

Julgue o item quanto à estruturação linguística do texto.

Na linha 26, pelo fato de “trabalho, renda e lazer” complementarem “as condições”, a correção gramatical seria mantida se houvesse a inserção do vocábulo de antes dos dois últimos elementos, da seguinte forma: as condições de trabalho, de renda e de lazer.

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.

ANDRADE, C. D. de. Quadrilha. Em: Poesia completa. Rio de Janeiro:

Nova Aguilar, 2006. p. 26.

 

Sobre o trecho do poema “Quadrilha”, analise as afirmativas a seguir:

I. A reiteração sucessiva do pronome relativo “que” no poema é um elemento de progressão textual, pois indica a repetição das ações dos personagens.

II. O trecho do poema enfatiza o futuro do pretérito do indicativo marcado pela sucessão de repetição do verbo amava.

III. A repetição do pronome “que” poderia ser evitada pela utilização dos sinais de pontuação: vírgula ou ponto e vírgula sem comprometer o sentido.

É correto o que se afirma

Na frase “Eu me recuso à aprender a lição”, a utilização da crase, de acordo com a norma culta da língua, se configura como inadequada porque

I. nas locuções adverbiais formadas de um substantivo feminino que indica instrumento, utiliza-se apenas a preposição.

II. antes de substantivos masculinos não se emprega o artigo definido feminino.

III. as formas verbais não podem ser determinadas por artigos definidos, não havendo, portanto, a possibilidade de ocorrer preposição a + artigo feminino.

É correto o que se afirma

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282