
No que se refere à concordância e à morfossintaxe de períodos simples e compostos no texto 10A1-I, julgue o item subsequente.
O primeiro período do quarto parágrafo é formado por uma oração sem sujeito, cujo verbo é transitivo direto. Caso se substituísse a forma verbal “havia” por existiam, a correção gramatical seria mantida e, nesse caso, a oração passaria a ser constituída por verbo intransitivo seguido do sujeito da oração.

Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Em alguns trechos do texto, o autor utiliza a linguagem informal como estratégia de aproximação do leitor.

Em relação ao texto precedente, julgue os itens subsequentes.
O poema é composto de 14 versos decassílabos regulares, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos.

Julgue o item subsequente, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto precedente.
Há, na afirmação “AO CONTRÁRIO DA BEBIDA, A VIDA NÃO PERMITE PEDIR MAIS UMA.”, um jogo de palavras expresso em sentido figurado para chamar a atenção do receptor da mensagem que se pretende veicular.

A respeito do texto precedente, julgue o item que se segue
O locutor utiliza a linguagem informal para tratar do assunto a que se refere no texto, de forma subjetiva, devido à característica do gênero textual escolhido.

Considerando a perspectiva de Paulo Freire sobre o ato de ler, apresentada no texto precedente, a dimensão didático-pedagógica do ensino de língua portuguesa, a formação para a cidadania e as disposições do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item a seguir.
A concepção freireana de leitura está de acordo com a ideia de alfabetizar letrando, que consiste em orientar a criança a aprender a ler e a escrever, levando-a a conviver com práticas sociais de leitura e de escrita.

Considerando as informações presentes nesse texto e os conceitos de semiótica, multiletramento e multimodalidade, bem como asdisposições do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item subsequente.
No que diz respeito à intersemioticidade no ensino da língua portuguesa, exige-se, do ponto de vista docente, uma ação mediadora em relação às adequações discursivas, aos propósitos comunicativos e ao nível da linguagem em relação ao contexto e aos interlocutores.
Em relação às competências específicas apresentadas no Currículo de Pernambuco para o componente curricular de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, bem como para aárea de linguagens e suas tecnologias, julgue o item a seguir.
No ensino de língua portuguesa no ensino fundamental, devem-se priorizar atividades que desenvolvam a linguagem escrita, seja do ponto de vista de reprodução de leituras, seja de produção textual, visto que, nessa fase do processo de ensino-aprendizagem, o trabalho pedagógico com outras formas de linguagem, tais como a oral ou a visual-motora, cabe a outros componentes curriculares, não estando previsto no currículo específico de língua portuguesa.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.

Com base nas ideias do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.
Por se fundamentar na moral, que é permeada de valores pessoais, subjetivos e culturais, a abordagem moralista da corrupção não tem validade científica, acordo com o texto.

Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item subsequente.
No terceiro período do primeiro parágrafo, o termo “o tratamento da corrupção sob uma perspectiva moralista” desempenha a função de sujeito.

Em relação a aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue o item subsequente.
No último período do primeiro parágrafo, a substituição de “Contudo” por Conquanto prejudicaria a coerência e a correção gramatical do texto.
Assinale a alternativa em que o termo destacado na frase expressa a noção de causa.
Um milionário famoso declarou certa vez:
“Pinto os cabelos de preto para os encontros amorosos e de branco para as reuniões de negócios”.
Nesse caso, as imagens que esse milionário está tentando criar no interlocutor são, respectivamente, de
“É um paradoxo que a ideia de ter vida longa agrade a todos, e a ideia de envelhecer não agrade a ninguém”.
Essas ideias formam um paradoxo porque