Transpondo-se para a voz ativa a frase Ataca-se o mestre, descobre-se que ele o não é, as formas verbais deverão ficar
Os tempos e os modos verbais estão adequadamente articulados na frase:
O segmento Mesmo sua tristeza nos parecia meio juvenil, que introduz o último período do texto, pode ser substituído, sem prejuízo para a coesão e o sentido desse período, por:
Eu vos pergunto: pode a experiência do mais velho servir às hesitações do jovem, fazer o jovem superar essas hesitações, convencer o jovem a não mais render culto às hesitações?
Evitam-se as viciosas repetições do período acima substituindo-se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:
Considere os seguintes trechos da crônica.
I. o velho corria atrás da gente brandindo a bengala, seus bastos bigodes amarelos fremindo sob as ventas vulcânicas (1o parágrafo).
II. tempo incerto, pois os recursos da Fazenda na província eram magros (2o parágrafo).
III. O rosto do mestre passou do pálido ao rubro das suas tremendas cóleras (3o parágrafo).
Estão empregados em sentido figurado os termos sublinhados em
Um cão dormia diante de um estábulo quando um lobo o avistou e, depois de agarrá-lo, estava para comê-lo, mas ele começou a implorar ao lobo que não o sacrificasse naquele momento.
Os termos sublinhados constituem, respectivamente,
Um cabrito [...] estava sendo perseguido por um lobo.
Transposto para a voz ativa, o trecho acima assume a seguinte redação:
Em toque uma flauta para eu dançar, a preposição destacada introduz ideia de
Na linha 26, “dos corpos negros” exerce a função sintática de complemento nominal.
A expressão, No entanto, presente no início do segundo parágrafo desse excerto, pode ser substituída, sem prejuízo de sentido ao enunciado em que ela ocorre, por: