
O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal diminuiu no mês de junho de 2011, segundo levantamento feito pela organização ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O relatório elaborado pela ONG, a partir de imagens de satélite, apontou desmatamento de 99 km2 no bioma em junho de 2011, uma redução de 42% no comparativo com junho de 2010. No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1 534 km2, aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% desse total e é líder no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%).
Disponível em:
De acordo com as informações do mapa e do texto,
Na Sociologia da Educação, o currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.
I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.
II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.
III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.
IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.
É correto apenas o que se afirma em
No texto, a utilização das figuras de
Machado de Assis e de Pele está a serviço de um
propósito argumentativo. Assinale a alternativa que
expressa adequadamente a relação entre a utilização
dos personagens mencionados e o propósito
argumentativo do texto.
Numere a coluna 02 de acordo com
a coluna 01, relacionando cada expressão a seu valor
semântico no texto.
Coluna 01
1– Adição
2– Modo
3– Comparação
Coluna 02
( ) como (I. 04)
( ) como se (l. 05)
( ) tampouco (l. 16)
( ) assim como (l. 23)
Assinale a alternativa que preenche corretamente os
parênteses, de cima para baixo.
Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.
PORQUE
Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.
Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir.
I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.
II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma nuclear para o processo pedagógico.
III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.
IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.
V. Os projetos curriculares devem desconsiderar a influência do currículo oculto que ocorre na escola com caráter informal e sem planejamento.
É correto apenas o que se afirma em
Assinale a alternativa cuja frase esteja correta, de acordo com a norma padrão:
As palavras estão corretamente grafadas na seguinte frase:
Considere o fragmento abaixo e as afirmações que o seguem.
Pais envolvidos com a vida escolar dos filhos e que os incentivam a fazer o dever de casa têm impacto positivo (curiosamente, o envolvimento dos pais no ambiente escolar tem-se mostrado irrelevante). Porém, pais que fazem o dever de casa com (ou pelo) seu filho provocam piora no desempenho acadêmico, por melhores que sejam as intenções.
I. Os parênteses em (curiosamente ... irrelevante) acolhem comentário do autor da matéria jornalística ao resultado de estudos sobre o desempenho escolar.
II. O emprego de curiosamente sinaliza que o dado apontado pelos estudos quebrou a expectativa do autor da matéria.
III. O emprego dos parênteses em pais que fazem o dever de casa com (ou pelo) seu filho provocam piora no desempenho acadêmico denota o seguinte entendimento do autor da matéria: com seu filho equivale necessariamente a pelo seu filho.
É correto o que se afirma SOMENTE em:

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Seriam mantidas a correção gramatical do texto e a coerência entre os argumentos, caso o trecho a rejeitar o senso comum conservador, o que em si é positivo, mas insuficiente (L.7-8) fosse assim reescrito: a rejeitar o senso comum conservador; e isso, em si, é positivo, mas insuficiente.

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
O emprego da preposição em antes de reelaboração (L.11) e novas formas (L.11) deve-se à relação de regência do verbo consistir, do qual esses termos são, no texto, complementos.

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias e das
estruturas linguísticas do texto acima.
O emprego do sinal indicativo de crase em à vida social (L.25-26) e à vida coletiva (L.27) é exigido por atribuíveis (L.25), no primeiro caso, e por adequadas (L.27), no segundo, e pela presença do artigo feminino, que, nos dois casos, restringe o substantivo vida.

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
A primeira preposição em do conhecimento do senso comum (L.2) exprime noção de origem do movimento expresso por salto (L.2), e a preposição empregada no trecho para o conhecimento científico (L.3) exprime noção de fim desse movimento.