No trecho É como contar o fim da piada no início, a palavra como contribui para estabelecer sentido de comparação. Assinale a afirmativa em que essa palavra NÃO apresenta esse sentido.
Leia atentamente as frases abaixo.
- Na Finlândia, a Nokia é considerada orgulho nacional.
- A Nokia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013
- A Nokia continua ativa oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel.
Assinale a alternativa que apresenta a reescrita das frases em um único período de forma coesa e coerente.
Na construção textual, estão envolvidas algumas estratégias de referenciação, atuantes no processo de coesão do
texto. Sabendo-se que um “objeto" já presente no texto pode ser reativado através da referência feita a ele, leia o
trecho do texto destacado a seguir:
“Esta frase é do Chacrinha, um dos mais famosos apresentadores da televisão brasileira, falecido em 1988. Só que não!
A frase, na verdade, é de Péricles do Amaral, que a “deu" para que Chacrinha a usasse em seus programas na TV." (1º§)
Dentre as afirmativas a seguir, assinale a verdadeira em relação aos elementos destacados anteriormente.
“Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras." (2º§) Acerca das estruturas
linguísticas do trecho destacado, analise e assinale a afirmativa correta.
Considerando o contexto, e os significados atribuídos no texto aos vocábulos em destaque, identifique a relação
estabelecida de forma indevida a seguir.
O 4º§ é introduzido pelo termo “contudo" que estabelece uma relação tal entre as informações que o antecedem e
que o sucedem que poderia ser substituído sem qualquer prejuízo semântico por:
Meu filho e seus ídolos
Todas as épocas têm os seus ídolos juvenis. Principalmente depois do fenômeno da comunicação de massa,
pessoas como James Dean ou Elvis Presley, para falar de astros de outros tempos, ou como Sandy e Junior e os
Backstreet Boys, fenômenos mais recentes, arrastam multidões de jovens aos seus shows. E não só isso. Além de
frequentarem os shows, os jovens são capazes de atitudes muito mais drásticas, como passar dias em uma fila para
comprar ingresso, fazer plantão na frente do hotel ou da casa do cantor simplesmente para dar uma olhadinha a
distância. Em casa, as paredes do quarto são forradas de pôsteres, revistas são consumidas aos milhares, álbuns são
confeccionados com devoção e programas de TV são ansiosamente esperados apenas para assistir a uma rápida
aparição do ídolo.
Muitos pais se perguntam: o que essas pessoas têm de tão especial para atrair a atenção de tantos jovens? A
primeira e mais óbvia resposta é que todos esses astros, mais do que qualquer outro mortal, detêm objetos de desejo
de nossa cultura ocidental, como fama, sucesso, beleza, dinheiro etc. Isso, porém, não justificaria as atitudes que os
adolescentes são capazes de tomar em relação a cantores, atores ou jogadores de futebol. Se a tietagem se justificasse
apenas pela admiração de certas características dos artistas (como a beleza, por exemplo), esse comportamento de fã
não pareceria tão restrito à juventude. Isso pode nos indicar que esse fenômeno tem a ver com a própria adolescência.
A adolescência traz desafios importantes para o jovem. Além de ser uma fase em que deixamos de ser criança e nos
preparamos para a vida adulta, a convivência social tem um grande peso. Por vezes, aos olhos dos pais, os filhos dão
mais importância aos amigos e suas opiniões do que à própria família. Não é incomum ouvir pais de adolescentes
reclamando que os filhos só ouvem, vestem, assistem e gostam daquilo que os amigos ouvem, vestem, assistem e
gostam. O que os pais têm dificuldade de entender são as transformações típicas que se operam nessa fase. O preparo
para a vida adulta envolve uma espécie de libertação das opiniões familiares. É como se o jovem tivesse uma
necessidade de se desligar daquela dependência infantil e encontrar sua própria identidade. Onde encontrar essa
identidade? Primeiro, no grupo social mais próximo, ou seja, nos amigos. Depois, em outras pessoas. E é aí que entram
os ídolos da juventude.
Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia
ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama. Além de representarem esses valores, os ídolos parecem,
aos olhos do fã, pessoas que conseguem materializar seus sonhos, que conseguem tudo o que querem. Por isso esse
interesse fora do comum por tudo que se passa com eles.
Sob esse ponto de vista, ter ídolos é algo absolutamente normal. Torna-se preocupante, no entanto, quando esse
interesse passa a ser o foco central do adolescente, quando a sua vida gira completamente em torno do seu ídolo e ser
fã passa a ser a sua principal e única ocupação. Nesses casos, é importante que os pais estejam atentos para impedir
que a admiração do filho vire uma obsessão e ajudá-lo a lidar de forma mais saudável com a admiração que sente por
alguma pessoa famosa.
Porém, quando esse interesse não interfere na vida do adolescente, não há por que se preocupar. Pode ser até
uma oportunidade para que os pais conheçam melhor seus filhos. Discutir sobre os gostos, os desejos, enfim, as
preferências dos adolescentes nessa fase pode ser uma experiência muito rica para os pais. Até porque quem de nós
nunca teve seu ídolo?
(DELY, Paula. Meu filho e seus ídolos. Disponível em: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/psicologa_artigo027.asp.
Acesso em: 05/07/2011. Adaptado.)
No trecho “Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama.” (4º§), as expressões “às vezes” e “ou” conferem ao período ideia de, respectivamente:
Texto I para responder às questões de 01 a 05.
"Quem não se comunica se trumbica"
Esta frase é do Chacrinha, um dos mais famosos apresentadores da televisão brasileira, falecido em 1988. Só que
não! A frase, na verdade, é de Péricles do Amaral, que a "deu" para que Chacrinha a usasse em seus programas na TV.
Mas hoje, enquanto Chacrinha se eternizou como personagem integrante da história da TV brasileira, Péricles – uma das
maiores referências do rádio carioca e autor de novelas radiofônicas, além de forte atuação como redator de TV em
diversos canais – que faleceu em 1975, é pouco conhecido do grande público.
Essa confusão exemplifica a relação que temos hoje com a informação e a comunicação. Vivemos uma era de alta
tecnologia da informação. Mas informação e comunicação não significam necessariamente a mesma coisa. Vivemos
num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras. Só que excesso de informação também pode
gerar ruído – em comunicação, "ruído" é qualquer elemento que interfere no processo de transmissão de uma
mensagem de um emissor para um receptor.
Não basta haver a capacidade de informar se não houver o desejo de se comunicar. Ou o desejo de compreender e
ser compreendido pelo interlocutor. Para esse processo de troca de ideias funcionar, saber escrever corretamente é
condição necessária, mas não suficiente. O que vemos hoje com alguma frequência (especialmente em redes sociais)
são pessoas querendo impor suas ideias, mas sem querer compreender ideias diferentes. Ou mesmo modos diferentes
de se expressar. [...]
(Dario Chaves. Língua Portuguesa, nº 57, ed. Escala. Fragmento.)
O emprego da expressão de caráter coloquial “Só que não!" representa
“A primeira das quatro epidemias citadas é a dengue, que se insinuou no hemisfério durante décadas, para atacar
com mais vigor a partir dos anos 1990." (3º§) De acordo com a classe gramatical de palavras, os termos
anteriormente sublinhados são classificados, respectivamente, como:

Acerca dos aspectos linguísticos e das ideias do texto acima, julgue os itens seguintes.
A forma verbal “garantindo" (L.15) introduz uma oração
reduzida de gerúndio de caráter adverbial.

Acerca dos aspectos linguísticos e das ideias do texto acima, julgue os itens seguintes.
Depreende-se do texto que os moradores do Assentamento
Noroeste buscam se organizar socialmente para levar ao poder
público reivindicações da comunidade, por intermédio de
lideranças, entre as quais se encontram mulheres.
Assinale a opção correspondente a erro de grafia inserido
no texto.
Há alguma controvérsia (1) entre o primeiro voo da
história, entre Santos Dumont e os irmãos Orville e Wilbur
Wright. No entanto, deve-se lembrar que grandes invenções
como o avião são converjências (2) de vários outros
experimentos e feitos anteriores, em uma época de intensa (3)
atividade científica. Assim como o cinema, o rádio, o balão de
ar quente e várias outras invenções da modernidade, não há
um inventor único, apenas aquele que consegue convencer
(4) mais pessoas de que a invenção é sua.
Independentemente disso, o 14.Bis fez seu inesquecível
(5) voo no dia 23 de outubro de 1906, pelas mãos de um
brasileiro, marcando para sempre a data no mundo e em
nosso país. A data foi transformada em Dia do Aviador pela
Lei n. 218, de 4 de julho de 1936, pelo então Presidente do
Brasill, Getúlio Vargas.
Assinale a opção que preenche as lacunas do texto de
forma que o torne coeso, coerente e gramaticalmente
correto.
A auditoria presencial da Organização de Aviação Civil
Internacional (OACI) informou recentemente que a Agência
Nacional de Aviação Civil (ANAC) alcançou 96,49% __1__
conformidade no Universal Safety Oversight Audit Programme
– Continuous Monitoring Approach (USOAP CMA), programa
lançado __2__ resposta às preocupações __3__ adequação
da vigilância da segurança operacional da aviação civil em
todo o mundo. O resultado preliminar obtido __4__ Agência
coloca o país __5__ quarto lugar no ranking de segurança
operacional da aviação no mundo, ficando atrás __6__ Coreia
do Sul, de Cingapura e dos Emirados Árabes Unidos. A nota
obtida pela ANAC demonstra o desenvolvimento da Agência,
a evolução de sua maturidade institucional e o aprimoramento
da segurança operacional da aviação civil no país.