Assinale a opção verdadeira em relação ao excerto “Os testes, como descrito no periódico Developmental Science, se dividiram em três etapas.”.
Uma reescritura apropriada de “No mundo real, às pessoas interessa o êxito, não os princípios." está em:
Na estrofe “...Vamos festejar a violência/ E esquecer a nossa gente/ Que trabalhou honestamente/ A vida inteira/ E agora não tem mais/ Direito a nada", aponte a afirmação correta acerca do emprego das conjunções destacadas.
Segue o mesmo processo morfológico de formação de homofobia a palavra do item:
Assinale o texto que se coaduna à proposta do poema “Terra", de Décio Pignatari (TEXTO III), considerando os sentidos articulados pelo item lexical “terra" em sua disposição espacial no poema.
Qual é o tempo verbal e o modo em que estão todos os verbos do poema, com exceção de “estarei”?
“Trabalho muito duro. Sou perfeccionista. Escrevo minhas músicas, tenho minhas próprias ideias, ajudo com minhas roupas". (Rolling Stone).
No período acima, temos:
Quanto à concordância nominal, assinale a alternativa incorreta:
A partir da leitura da tirinha, compreende-se a respeito do pai de Liberdade, EXCETO:
Assinale a opção CORRETA quanto à correspondência dos trechos do texto e os comentários que os seguem, indicando V para VERDADEIRO e F para FALSO.
( ) "Quer alguma coisa? Pede com jeitinho.". Ironiza o fato de os trabalhadores nada pedirem a patrões durante uma greve, já que os trabalhadores reivindicam direitos, ou seja, o que não lhes é devido.
( ) "E para de falar mal da pessoa pra quem você tá pedindo. É indelicado". A pessoa a quem se estaria supostamente pedindo é o sindicato, a quem, ironicamente, Gregório sugere que se elogie.
( ) "Greve, como todos sabem, é algo que se faz no feriado, pra não atrapalhar ninguém". A frase é irônica, expressando exatamente o contrário, ou seja, que a greve é a paralisação do trabalho, como forma de obter atenção a direitos do trabalhador, e, assim sendo, é impróprio chamar greve a uma manifestação feita em feriado.

Com base nas ideias expressas no texto I, julgue o item a seguir
Embora seja um objeto importante nos dois romances mencionados — O Mulato e Memórias Póstumas de Brás Cubas —, o “sinete" (l.82) mostra-se fundamental no romance de Aluísio Azevedo, de feição naturalista.

Com base nas ideias expressas no texto I, julgue o item a seguir
A autora argumenta, no texto, que o romance de Machado de Assis é representante de uma tendência analítica em literatura, ao passo que O Mulato demonstra tendência descritiva, tendo alcançado, na época de sua publicação, maior popularidade que Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue o item que se seguem.
Os sujeitos das formas verbais “varriam-se" (l.31) e “afirmava-se" (l. 35) estão elípticos, e seu referente é a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Considerando as relações semântico-sintáticas estabelecidas no texto II, julgue o item a seguir.
O tom memorialista do primeiro parágrafo manifesta-se pelo uso predominante de formas verbais que denotam o início de determinadas ações, das quais são exemplos “Jantava" e “almoçava", ambas na linha 10, e “Vivia" (l.20).

Julgue o item seguinte, relacionado às ideias desenvolvidas no texto III.
Conclui-se do texto que Sousa Caldas, ao escrever a Carta Marítima, prenunciou o Romantismo brasileiro, tendo criticado a “exaustão literária" (l. 37 e 38) da poesia de Gonçalves de Magalhães, que, no ano anterior, havia publicado um volume pífio intitulado Poesias.