Do ponto de vista da norma culta, a palavra destacada em "Não tem sentido, SE observarmos como a mulher foi considerada no passado" possui valor de:
De acordo com os estudos de regência verbal e com o padrão culto da língua, leia as afirmações sobre as formas verbais destacadas em "Esse tipo de amor PREGA coisas mentirosas, como de que não EXISTE desejo por mais ninguém, de que os amados vão se completar e nada mais vai faltar, que um TERÁ todas as suas necessidades completadas pelo outro."
I. As três formas verbais correspondem ao núcleo do predicado das orações a que pertencem.
II. As três formas destacadas indicam, basicamente, o estado das coisas.
III. O primeiro verbo é significativo e necessita de complemento.
Está correto apenas o que se afirma em:
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os cinco princípios da democracia destacados por Betinho, no texto dado.
A integração de Machado de Assis à sociedade pela via do “embranquecimento” teria ocorrido, segundo:
“Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas."
A concordância entre os termos em destaque no fragmento é:
Na expressão “[...] em que nenhum dos contendores pode remotamente ser chamado 'de esquerda'", a fim de manter igual sentido, é possível substituir o termo em negrito por:
Estabeleça a relação entre os vocábulos da coluna I e seus significados na coluna II.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada.
Considere os trechos abaixo retirados do texto:
1 - “Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente meu tempo de convivência com as pessoas de que eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão somente dinheiro?" (primeiro parágrafo)
2 - “Porque sem dinheiro não se vive". (segundo parágrafo)
3 - Nós estamos substituindo paulatinamente a preocupação com os “comos" por uma grande demanda em relação aos “porquês". (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.
( ) As palavras “Por que" (em 1), “Porque" (em 2) e “porquês" (em 3) apresentam grafias distintas por estarem funcionando, respectivamente, como pronome relativo, conjunção subordinativa e pronome interrogativo.
( ) Em 1, “de que" poderia ser substituído por “de quem" ou “das quais", sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.
( ) Em 1, o pronome relativo “onde" poderia ser substituído por “aonde" sem ferir a norma culta da língua escrita, pois faz referência a uma localização sem envolver movimento.
( ) Em 2, se o pronome átono “se" fosse posposto ao verbo, estaria ferindo a norma culta da língua escrita no que se refere à colocação pronominal.
( ) Em 3, a palavra “paulatinamente" poderia ser substituída por “rapidamente", sem prejuízo de significado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto 1.
( ) O uso de primeira pessoa do singular ilustra o posicionamento subjetivo do entrevistado no decorrer do texto.
( ) O formato do texto com perguntas e respostas caracteriza o dialogismo do gênero discursivo entrevista.
( ) O entrevistado faz uso de definições genéricas e abstratas, sem fundamentar sua visão em situações práticas e cotidianas.
( ) O entrevistador tece comentários no decorrer da entrevista que complementam a perspectiva do entrevistado.
( ) O entrevistado alterna os pronomes “nós" e “a gente" para designar a primeira pessoa do plural, recurso que torna o texto mais formal do que se usasse apenas “nós".
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo:
1.Os ditongos abertos ei e oi em palavras paroxítonas perderam o acento agudo, de acordo com as novas regras de acentuação. Assim, palavras como “ideia", “celuloide" e “boia" não recebem mais acento gráfico.
2.A frase: “Não falta em minha cidade belezas naturais" está correta de acordo com a concordância verbal.
3.Na frase: “As crianças são a paixão daquele hospital", o verbo ser está corretamente flexionado para estabelecer a perfeita concordância verbal.
4.Pode-se escrever: “Não se preocupe" ou “Não preocupe-se". Ambas estão corretas, embora a segunda use um linguajar mais tradicional.
5.Está correto o uso da crase em: “Entrego à Vossa Senhoria meu pedido de demissão."
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações corretas.
A palavra “benevolente", no texto, quanto ao sentido,
Trecho para a questão 03.
A importância dos dilemas éticos, portanto, é explicitar os valores que norteiam as nossas decisões, colocá-los em perspectiva e obrigar-nos a encarar com reflexão e transparência as nossas escolhas.
Do ponto de vista dos aspectos gramaticais e textuais, a opção que apresenta uma afirmação INCORRETA acerca dos segmentos marcados nos trechos é:
O ufólogo Paulo Aníbal acredita que o caso tenha relação com extraterrestres porque: