Leia o texto abaixo e responda à questão.
Na frase “E não permitiu, na semana toda EM QUE o marido ficou no castelo". (terceiro parágrafo), os termos destacados retomam a expressão:
Ademir nasceu em Vitória. O verbo “nascer", nessa frase tem a função sintática de:
Considerando apenas as regras para o uso do sinal indicativo de crase, o emissor, caso julgasse necessário modificar o texto original, poderia substituir, sem alteração na correção gramatical, o período “É você quem tira esses sonhos do papel" pela redação
Considerando o modo como estão organizadas as partes que compõem o texto e as relações sintáticas entre elas, assinale a alternativa correta.
“Segundo a Nasa (agência espacial dos EUA), não há motivo para pânico, porém: é extremamente improvável que haja qualquer dano ao nosso planeta com a passagem do Phaeton." (linhas 13 a 16). Analisando-se a partícula “que" destacada no trecho acima, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da afirmação:
A partícula “que" em destaque é classificada morfologicamente como:
No trecho do Texto “Uma rocha espacial de cerca de 5km de extensão passará "de raspão" na Terra, (...)" (linhas 1 e 2), podemos afirmar que nele não há termo algum classificado gramaticalmente como:
Ao afirmar – Estou nas nuvens, às portas do paraíso celestial. O telefone não vai tocar, ninguém me cobrará o texto que prometi, a presença na palestra para a qual fui convidado, os e-mails atrasados. (4º parágrafo) –, o autor revela
No que se refere à concordância padrão, a frase correta é:

Com relação às ideias do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
O período da Guerra Fria ficou marcado pela “doutrina da 'destruição mútua assegurada'" (l. 28 e 29), porque, segundo o autor, foi nesse período que se registraram os conflitos armados mais intensos do século XX.

Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
Os sentidos do texto seriam preservados se o termo “caso" (l.37) fosse substituído por ainda que.
São pronomes possessivos:
Assinale a frase que não contém erro de ortografia:
Aponte a oração em que o sujeito é simples:
Em "Ter parceiro único pode se tornar COISA DO PASSADO.", o segmento destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, e mantendo coerência, por: