Em “Nas estrelas que formam uma constelação", a palavra em destaque é um substantivo coletivo. Assinale a alternativa em que há um substantivo na mesma condição.
Assinale a alternativa em que a vírgula foi utilizada pelo mesmo motivo que no verso “Rio, quando estou feliz”.
Assinale a alternativa em que um dos vocábulos foi formado pelo mesmo processo que a palavra em destaque no verso “No beijo da moça":
" Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.
I. A forma verbal HAVIA, mesmo que a oração a que pertence fosse flexionada no plural , permaneceria no singular.
II. A segunda ocorrência do QUE é uma conjunção integrante.
III. A conjunção MAS poderia ser substituída, sem alteração do sentido original, por CONTUDO.
Está correto apenas o que se afirma em:
Segundo Betinho, o Estado e o Mercado precisam ser controlados pela cidadania, porque:
Sobre o termo em destaque nos versos “se agora uma gota anuncia / o latente odor dos tomateiros", pode-se afirmar que se trata de verbo:
Em “As petições pululam na tela do computador", um sinônimo para o verbo em destaque é:
Ao narrar e descrever a vida de Primavera Ácrata Saiz das Neves, no intuito de definir um limite entre a discrição e a possibilidade que temos agora de nos promover, o autor faz uso de elementos linguísticos da:
Em “Primavera era em tudo o contrário. Apesar das perseguições que testemunhou e sofreu", a palavra em destaque insere uma:
Dentre as alternativas a seguir, assinale o verso que NÃO expressa a frustração amorosa do eu poético de Estácio, Holly Estácio.
Assinale a alternativa em que aparecem os três elementos em torno dos quais se articula a mensagem poética de Voz de Sangue.
Indique a alternativa que apresenta a sequência correta relativamente ao uso do acento indicativo da crase em cada uma das expressões em destaque.
No período “Isso é tanto mais grave porque, nas condições atuais da vida econômica e social, a informação constitui um dado essencial e imprescindível. (...)”; a segunda oração, em relação à primeira, exprime: