A questão refere-se a tira seguinte:
No primeiro quadrinho é possível identificar, além da oração principal, uma oração subordinada:
A questão refere-se ao anúncio a seguir:
Das afirmações seguintes:
I. O sentido da expressão BLÁ, BLÁ, BLÁ no contexto do anúncio é de discurso que não diz nada de útil ou não revela compromisso.
II. O termo NÓS se refere a população em geral, incluindo-se nela o anunciante.
III. O sentido da expressão “glub, glub, glub" no contexto do anúncio é o de alguém afundando na água, tentando respirar.
A palavra primeiro tem quantas sílabas?
A questão é baseada na seguinte capa de revista:
A capa da revista “VEJA” apresenta a frase: “ela [a minha professora] é boazinha mas”. Lendo com cuidado, pode-se perceber, por trás do elogio, uma crítica à atuação da professora. Por quê?
Identifique a classificação da oração destacada na anedota seguinte:
A regência verbal está correta em todas as alternativas, exceto em:
A questão se refere ao anúncio seguinte:
Como se classifica morfologicamente a palavra “esperança”?
Sua produção inicia-se durante o Romantismo, passeia pelo REALISMO e parece identificar-se, melhor como o Parnasianismo. É considerado pela crítica um dos autores parnasianos brasileiros mais sensíveis. Produziu poemas cheios de sombra e luares, mesmo tendo adotado o ideal da perfeição formal. Trabalhando temas ligados à mitologia, às cenas noturnas e às sensações, oscilava entre a descrição e a sugestão de imagens. No poema “Mal secreto” ele mergulha em um aspecto da condição humana. Estamos nos referindo a:
Nas frases abaixo, assinale a única que NÃO contém erro de ortografia:
O nexo “mas” (destacado no texto) poderia ser substituído sem prejuízo algum para o período por:
Analise o emprego das palavras em destaque e assinale o recurso linguístico utilizado para criar o humor. Esse recurso permite que o leitor ative conhecimentos de mundos diferentes que resultarão em mundos textuais distintos e opostos em algum sentido.

A correta separação de sílabas encontra-se em:
Analisando a estrutura do texto, concluímos que o parágrafo iniciado na linha 30 é:
Assinale a alternativa em que o acento grave, indicador de crase, foi empregado incorretamente:
Analise o trecho abaixo.
“Atualmente, o gelo derretido da Groenlândia adiciona até 1 milímetro por ano no aumento do nível médio global dos oceanos." (linhas 16 a 18)
Assinale o tempo e o modo verbal no qual se encontra a palavra destacada: