De acordo com os PCN, “é possível desenvolver um trabalho que permita ao aluno descobrir o funcionamento do sistema grafo-fonêmico da língua e as convenções ortográficas, analisando as relações entre a fala e a escrita, as restrições que o contexto impõe ao emprego das letras, os aspectos morfossintáticos, tratando a ortografia como porta de entrada para uma reflexão a respeito da língua, particularmente, da modalidade escrita" (BRASIL, 1998, p. 85). Assim, uma das implicações para que os alunos sejam exitosos nesse tipo de prática de análise linguística é:
Este excerto, retirado dos PCN (1998, p. 7), expõe uma das capacidades que os alunos devem desenvolver e que constituem os objetivos do ensino fundamental: “conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais". Com base em Bagno (1999, p. 7), especificamente na “mitologia do preconceito linguístico", a que mito a capacidade retrocitada, contida nos PCN, se contrapõe?
Com sustentação na teoria dos gêneros textuais (BAKHTIN, 1997, p. 279), constante dos PCN (BRASIL, 1998, p. 21), analise as definições seguintes e marque a opção correta.
I. O conteúdo temático é a “estrutura particular dos textos pertencentes ao gênero".
II. A construção composicional define-se como aquilo “que é ou pode tornar-se dizível por meio do gênero".
III. O estilo são “configurações específicas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posição enunciativa do locutor; conjuntos particulares de sequências que compõem o texto etc.".
De fato, há diferentes tipos de gramática. Observe-se este conceito de gramática: “Para ele (Halliday), uma gramática [...] é essencialmente uma gramática 'natural', no sentido de que tudo nela pode ser explicado, em última instância, com referência a como a língua é usada. Seus objetivos são, realmente, os usos da língua, já que são estes que, através das gerações, têm dado forma ao sistema" (NEVES, 1997, p. 62). Tal conceito caracteriza a gramática:
Com vistas à relevância e à seleção dos conteúdos utilizados no terceiro e no quarto ciclo do ensino fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, deve-se levar em conta o seguinte:
Pelo modo de organização de seu conteúdo, o texto cumpre o seguinte objetivo principal:
No último parágrafo, a expressão que indica uma qualificação feita pelo autor é:
O personagem estabelece entre as palavras “raízes”, “fundação” e “fundamento” a seguinte relação de sentido:
Um “não" dito em tom solene aqui, ou acolá, e estaria feita a mágica. (l. 12-14)
Na frase, o uso da palavra “mágica" revela, por parte da autora, uma atitude de:
Com base na frase abaixo, responda à questão.
Mas também dos limites externos ou internos de quem agia. (l. 56-58)
O verbo sublinhado está no pretérito imperfeito do modo indicativo, expressando assim o seguinte aspecto da ocorrência da ação:
Autoridades da Flórida pediram que 6,3 milhões de pessoas deixassem suas casas, criando engarrafamentos em estradas e superlotação em abrigos. (l. 12-16)
Em relação ao início da frase, o trecho sublinhado indica sentido de:
A tormenta também levou problemas para Miami no meio da madrugada deste domingo. Uma em cada dez casas ou empresas no sul do estado ficou no escuro. (l. 16-20)
Sem alterar o sentido do trecho, no lugar do ponto-final que separa as frases, poderia ser utilizado o seguinte sinal:
Pela fala do garoto no segundo quadrinho, é correto concluir que a expressão “opinião pronta", nesse contexto, refere-se
Pela forma como se utilizam as palavras, é correto afirmar que o texto enquadra-se na função