As duas palavras do texto 1 que são acentuadas graficamente em função da mesma regra são:
O texto 1 pode ser incluído no gênero textual do depoimento pessoal; tomando por base o primeiro parágrafo desse texto, NÃO se inclui entre suas características:
O segundo parágrafo do texto 1 começa por “Coesão e rumo”, seguido de ponto. Tal pontuação tem como função:
“Nada do curto praxismo, do imediatismo...”; o termo “curto praxismo” (texto 1), é exemplo de:
O substantivo “mal-entendido” forma o plural da mesma forma que:
Assinale a opção em que a afirmativa corresponde a afirmativas VERDADEIRAS em relação à canção Perfeição, da banda Legião Urbana.

I. A canção apresenta um paradoxo, dado que se celebram momentos felizes, não aqueles tristes e desgraçados.
II. A canção apresenta uma ironia, pois o enunciador chama a comemorar, porém “como idiotas".
III. A canção apresenta uma ambiguidade, já que oferece a compreensão literal de um convite real inocente ao festejo e uma compreensão conotativa, baseada em ironia.
Assinale a função da linguagem presente na estrofe final da canção “Venha!/ O amor tem sempre a porta aberta/ E vem chegando a primavera/ Nosso futuro recomeça/ Venha! Que o que vem é Perfeição!".
Assinale a afirmação que manifesta um modo de conceituar o fenômeno encontrado na imagem.

O vocábulo ideia foi alterado pelo Novo Acordo Ortográfico de 2009. Assinale a única opção em que ocorre vocábulo também alterado depois do Acordo.
Sabendo tratar-se de um período composto, estrutura mais complexa na língua, analise as afirmações abaixo.
I. A segunda oração é “que uma língua não é clara e relacionada diretamente a um fato ou situação" e exerce a função sintática de predicativo.
II. Ocorrem, no período, duas orações subordinadas adverbiais de valores semânticos distintos.
III. O trecho “a um fato ou situação" exemplifica termos coordenados entre si.
IV. A primeira oração classifica-se como subordinada substantiva subjetiva.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas incorretas.
Assinale a opção em que o vocábulo “que" em destaque, embora também cumpra papel coesivo, exerça função morfossintática distinta da dos demais.
A oração destacada em “Morriam afogadas, para que o formigueiro sobrevivesse."(5º§) encontra-se na forma desenvolvida. Ela poderia ser reescrita, na forma reduzida, sem alteração de valor semântico, da seguinte forma:
Na passagem “e a esperança quase tangível de que, mês que vem, ganharemos na loteria."(6º§), o vocábulo destacado cumpre papel qualificador e deve ser entendido como:
O texto é uma dissertação que apresenta em seu desenvolvimento parágrafos com alusões históricas, citações, exemplificação e relação de causa e efeito. Este último está em evidência no:
“Ontem, eu quis falar com a direção. E você, também quis.” No plural e no futuro: Amanhã, nós...: