Todas as palavras destacadas estão acentuadas, entretanto aquela que foge à norma padrão é:
No verso: “Estendo os braços meus! Chamo por ti ainda!”, o sinal de exclamação no final do verso só NÃO sugere:
Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de reescrita do segundo parágrafo do texto CG1A1AAA. Assinale a opção em que a proposta de reescrita mantém o sentido e a correção gramatical do referido texto.
No texto CG1A1BBB, o termo “isso" (l.9) retoma as ideias anteriormente expostas, especialmente a ideia de que
No último parágrafo, a ideia de que a solidão da humanidade no Cosmos pode ser uma boa notícia fundamenta-se em uma
Considere o trecho a seguir para responder à questão:
A expressão sublinhada mera questão de tempo exerce a função de
Para uma leitura adequada do Texto 1, que considere também o gênero textual em que o texto se organiza, o leitor deve compreender que o seu autor tem como propósito primordial o de:
Acerca das relações sintático-semânticas propostas para enunciados destacados do Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.
Acerca do sentido de alguns trechos do Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.
Em um texto, os sinais de pontuação desempenham importantes funções. Por exemplo, no Texto 1:
No trecho “Agora, imagine o que é fazer isso com aquela muralha de 13 metros de altura ao longo do litoral brasileiro. E quem paga essa conta?" (linhas 14 a 16), a expressão destacada refere-se
No início do texto, o leitor é convidado a imaginar uma situação hipotética com a função de
Ainda que predominantemente dissertativo, o texto 1 mostra elementos descritivos; o termo sublinhado abaixo que NÃO possui caráter objetivo, mas subjetivo, é:
“Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável"; a substituição adequada do segmento do texto 1 sublinhado é:
A palavra abaixo, retirada do texto 1, que mostra processo de formação diferente dos demais é: