
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
O trecho 'um patamar mínimo de igualdade entre os membros da sociedade' (l. 37 e 38) exerce a função de complemento do verbo 'existir' (l.37).

A preposição destacada poderia ser substituída por todos os elementos abaixo, sem alteração de sentido, EXCETO:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta a respeito do Simbolismo, movimento literário do século XIX:
I. O subjetivismo, o antimaterialismo, a transcendência, o onirismo, o misticismo e a dor de existir são algumas das características da poesia simbolista.
II. Retoma alguns dos procedimentos românticos, como o gosto pelo mistério, pelo macabro e por ambientes noturnos.
III. A sinestesia (forma de expressar as sensações interiores pela aproximação ou cruzamento de campos sensoriais diferentes) não é importante para o Simbolismo.
IV. Enquanto na França Mallarmé e Rimbaud foram autores importantes do Simbolismo, no Brasil, o maior autor simbolista foi Cruz e Souza, ainda que Alphonsus de Guimarães e Pedro Kilkerry também tenham tido destaque por suas poesias.
V. Morte, transcendência espiritual, mistério, sublimação sexual, imagens surpreendentes, sonoridade das palavras, predominância de substantivos são algumas das características presentes na poesia de Cruz e Souza.
Estão corretas as afirmativas:
A interação verbal entre interactantes pode ser realizada através da oralidade ou da escrita, a depender da situação comunicacional. Os falantes podem eleger quaisquer dos níveis existentes na linguagem para expressar o que desejam comunicar: a linguagem padrão (ou culta), a coloquial, a regional, as gírias ou ainda a vulgar (ou não-padrão). A este respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A linguagem regional faz referência aos 'falares locais', às variações que ocorrem de acordo com o espaço geográfico onde os falantes moram ou de onde são naturais. O Brasil, ainda que possua uma grande extensão territorial, não apresenta grande variação regional.
II. A linguagem culta reflete-se, principalmente, na modalidade escrita da língua, revelando elevado grau de rigor e correção gramatical, como o devido uso da pontuação, da acentuação, da colocação pronominal, da concordância e da regência, entre outros.
III. A gíria é um meio de expressão cotidiana e está relacionada ao cotidiano de certos grupos sociais, podendo ser incorporadas ao léxico de uma língua conforme sua intensidade e frequência de uso pelos falantes. Geralmente, elas costumam durar por muito tempo nas comunidades onde surgem.
IV. A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano, em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua não é prioridade.
V. A linguagem vulgar é aquela em que os falantes não seguem as regras da gramática normativa (ou culta). Embora neste nível a linguagem seja mais rudimentar, ainda é possível compreender o que pretende comunicar o interlocutor que a utiliza.
Estão corretas as afirmativas:
Em sua obra “Problemas da poética de Dostoiévski", Bakhtin apresenta a polifonia como a pluralidade de vozes em equilíbrio presente, especificamente, na obra de Dostoiévski e de alguns outros autores. É uma metáfora cunhada da teoria musical, pois na música temos a fuga, um gênero de natureza essencialmente polifônica, na linguagem verbal, sob a visão bakhtiniana (BAKHTIN, 1997b), temos o romance como esse gênero. Dostoiévski foi o mestre da polifonia verbal, isto é, distribuía os diversos pontos de vista sobre o tema do romance de forma equipolente entre os personagens, não colocando o herói ou o narrador como monopolizador ou detentor do ângulo privilegiado a partir do qual é avaliado o ponto de vista dos demais personagens. Sendo assim, é correto afirmar que, num romance polifônico:
I. O herói não é um objeto do autor, mas um sujeito, uma autoconsciência.
II. O herói pode ter uma ideia totalmente contrária à do autor.
III. Os personagens do romance se constroem não a partir da visão acabada que deles têm o autor, mas do campo de visão de seus outros personagens.
IV. Cada personagem do romance polifônico tem a sua verdade.
Estão corretas as afirmativas:
Nas línguas, a regência verbal ocorre quando o termo regente é um verbo (Cereja & Cochar, 2009). Entretanto, há verbos que admitem mais de uma regência.
Considerando-se a variedade padrão da língua, assinale a alternativa CORRETA.
Ainda sobre processos de formação de palavras, observe as afirmações abaixo:
I. Engarrafar, amanhecer, desalmado e entristecer são exemplos de derivação parassintética.
II. Pingue-pongue, tilintar, 'sock', 'pam', 'brrrrr' são exemplos de onomatopeia.
III. Cortar – corte; errar – erro; recuar – recuo; debater – debate são exemplos de derivação imprópria.
IV. V. Exa.; Ba.; Av.; V. Sa. são exemplos de redução, do tipo abreviações.
V. Moto, metrô, foto, quilo são exemplos de redução do tipo abreviaturas.
Estão corretas as afirmativas:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) para o ensino do 6º e 7º ano, pode-se considerar o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, como prática pedagógica, resultantes da articulação de três variáveis: o aluno, os conhecimentos com os quais se opera nas práticas de linguagem, e a mediação do professor. Mediante isso, considere:
I. O aluno é o sujeito da ação de aprender, aquele que age com e sobre o objeto de conhecimento; e o objeto de conhecimento, são os conhecimentos discursivo textuais e linguísticos implicados nas práticas sociais de linguagem.
II. A mediação do professor é a prática educacional do professor e da escola que organiza a mediação entre sujeito e objeto do conhecimento.
III. Organizar situações de aprendizado, nessa perspectiva, supõe: planejar situações de interação nas quais esses conhecimentos sejam construídos e/ou tematizados.
IV. Entretanto, não é recomendado organizar atividades que procurem recriar na sala de aula situações enunciativas de outros espaços que não o escolar, considerando-se sua especificidade e a inevitável transposição didática que o conteúdo sofrerá.
V. Ao professor cabe planejar, implementar e dirigir as atividades didáticas, com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno, procurando garantir aprendizagem efetiva.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Considere o trecho do texto a seguir e responda à questão.
A respeito dos verbos “viesse”, “elogiasse” e “agradecesse”, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
“ Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, consagrou-se como um dos maiores jogadores de todos os tempos.". É correto afirmar que o termo destacado exerce função sintática de:
O trecho da coluna semanal de Contardo Calligaris reproduzido a seguir é referência para a próxima questão.

Ao afirmar que a conduta descrita no texto é tanto de grupos fascistas quanto comunistas, o autor
Em determinadas situações sintáticas e textuais, a inversão entre sujeito e verbo é praticamente obrigatória, e a ordem normal causaria estranhamento ao leitor. No texto anterior, essa descrição pode ser exemplificada em
Assinale a alternativa que preenche corretamente a frase:
_____ informações que foram solicitadas____ funcionária que trabalhava ____ noite estavam escritas ____ lápis.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
Assinale a alternativa que classifica, na ordem, as orações coordenadas sindéticas:
I. As crianças não gritavam nem corriam.
II. Maria é inteligente, porém não é humilde.
III. Ele chega atrasado todo dia, portanto deve ser advertido.
IV. Não saia da fila ou perderá a vez.