Segundo o estudante do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP e membro do Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (Nets), Victor Veloso, o Brasil
precisa de uma regulamentação quanto à proteção de dados na internet, ___________ de garantir a privacidade dos ___________ . Ele explica que as informações são coletadas em diversas plataformas, como Google e Facebook, com o consentimento dos usuários nos termos de uso. No entanto, o risco está na utilização dos dados para além de interesses econômicos, com ___________ repasses aos governos. O estudante considera que a vigilância e a captação dos dados pode retirar a privacidade das pessoas e cercear sua liberdade. A ___________ Direitos na Rede promove a campanha “Seus dados são você: Liberdade, proteção, regulação para tratar da garantia de privacidade dos dados na internet brasileira”.
(http://jornal.usp.br. Adaptado)
De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
Leia o texto para responder à questão.
Briga de irmãos... Nós éramos cinco e brigávamos muito, recordou Augusto, olhos perdidos num ponto X, quase sorrindo. Isto não quer dizer que nos detestássemos. Pelo contrário. A gente gostava bastante uns dos outros e não podia viver na separação. Se um de nós ia para o colégio (era longe o colégio, a viagem se fazia a cavalo, dez léguas na estrada lamacenta, que o governo não consertava), os outros ficavam tristes uma semana. Depois esqueciam, mas a saudade do mano muitas vezes estragava o nosso banho no poço, irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho: “Se Miguel estivesse aqui, garanto que você não deixava o tiziu fugir”, gritava Édison. “Você assustou ele falando alto... Miguel te quebrava a cara”. Miguel era o mais velho, e fora fazer o seu ginásio. Não se sabe bem por que a sua presença teria impedido a fuga do pássaro, nem ainda por que o tapa no rosto de Tito, com o tiziu já longínquo, teria remediado o acontecimento. Mas o fato é que a figura de Miguel, evocada naquele instante, embalava nosso desapontamento e de certo modo participava dele, ajudando-nos a voltar para casa de mãos vazias e a enfrentar o risinho malévolo dos Guimarães: “O que é que vocês pegaram hoje?” “Nada”. Miguel era deste tamanho, impunha-se. Além disto, sabia palavras difíceis, inclusive xingamentos,
que nos deixavam de boca aberta, ao explodirem na discussão, e que decorávamos para aplicar na primeira oportunidade, em nossas brigas particulares com os meninos da rua. Realmente, Miguel fazia muita falta, embora cada um de nós trouxesse na pele a marca de sua autoridade. E pensávamos com ânsia no seu regresso, um pouco para gozar de sua companhia, outro pouco para aprender nomes feios, e bastante para descontar os socos que ele nos dera, o miserável.
(Carlos Drummond de Andrade, A Salvação da Alma.Em: O sorvete e outras histórias.)
Nas passagens – … irritava ainda mais o malogro da caça de passarinho … – e – …com o tiziu já longínquo … –, os termos destacados têm como antônimos, respectivamente:
Analise o trecho abaixo.
“...o que pode elevar o nível do mar acima do esperado." (linhas 3 e 4)
A palavra destacada no trecho é devidamente acentuada, pois segue a seguinte regra gramatical de acentuação:
Numere a 2ª (segunda) coluna de acordo com a 1ª (primeira), estabelecendo a correspondência entre as palavras grifadas e os termos da oração:
A ordem correta de numeração da Coluna 2, de cima para baixo, é:
O texto abaixo é referente a questão.
Leia a frase a seguir: E assim gira a roda da vida em um dos pontos de encontro familiares mais tradicionais de Brasília. O trecho destacado refere-se a:
Sobre a coerência textual, é CORRETO afirmar:
A Língua Portuguesa tem origem diversificada por questões históricas. Quando uma palavra de outra língua é introduzida em nosso idioma, qual fenômeno linguístico ocorre?
Que elementos a estrutura de uma forma verbal pode apresentar?
Com base na temática acentuação, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção CORRETA:
A questão refere-se ao texto seguinte:
Assinale a única sentença cuja fala não indica que Chicó era um grande mentiroso.
A questão refere-se ao poema seguinte "Aula de português":
Os vocábulos “ESQUIPÁTICAS” e “ATURDEM” na 3ª estrofe, podem ser substituídos sem alteração semântica por:
A questão refere-se ao poema seguinte:
- Todos os vocábulos seguintes, presentes no poema, apresentam ditongo exceto:
A questão refere-se a tira seguinte:
Os termos CARTUM e OBCECADO, na fala do desenhista, poderiam ser substituídos, respectivamente, por: