Quanto aos aspectos gramaticais ligados à pontuação, analise as proposições que seguem.
I. No trecho “Com a ajuda do professor, as turmas aprendem a analisar se ideias e recursos
utilizados foram eficazes e de que forma o material pode ser melhorado.”(3º parágrafo), o
uso da vírgula não se justifica, pois está separando o sujeito do verbo.
II. O travessão utilizado em “Eles tiveram de reescrevê-lo na perspectiva de um observador –
ou seja, em terceira pessoa.” (4º parágrafo), poderia perfeitamente ser substituído por uma
vírgula.
III. Em “A segunda missão foi ainda mais desafiadora: contar uma história da infância dos
pais.” (4º parágrafo),. O uso dos dois pontos não se justifica.
IV. No trecho “Cada um releu seu conto, realizou outra entrevista com o parente-personagem e
produziu uma segunda versão.” (5º parágrafo), a utilização da vírgula se justifica por
organizar orações coordenadas.
V. Em “Um escritor proficiente, no entanto, não faz a revisão só no fim do trabalho.” (8º
parágrafo), as vírgulas estão corretamente postas, pois separam expressão deslocada de sua
posição original.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS.
Em “O caso comentado é só um entre milhares. Quem é 'terrorista'? Quem é 'bandido' e quem
é 'jovem desajustado'? É uma 'invasão' ou uma 'ocupação'? Foram 'passeatas' ou
'manifestações'? Cogita-se 'regulação da mídia' ou 'censura'? Cada grupo tem que pensar que
é ele que se refere verdadeiramente às coisas." (último parágrafo do TEXTO 12), temos a
exemplificação de que
Sobre o trabalho de revisão textual, com base na leitura do TEXTO 13, é CORRETO afirmar que
As informações que constam no TEXTO 14 sobre o livro publicado indicam alguns elementos fundamentais sobre sua edição. Assinale a alternativa que NÃO interpreta corretamente essas informações.
Sobre a ação em Hanna Arendt, a autora do TEXTO 15 explica: “É o domínio da atividade em que o instrumento é o discurso, a voz e a palavra do homem”. Pensando sobre os conceitos relativos a discurso, voz e palavra, tanto no texto lido quanto no domínio dos estudos linguísticos, é CORRETO afirmar que
A respeito da pontuação empregada pelo autor, no TEXTO 01, analise as seguintes proposições.
I.Em “Afinal, na internet, em se tratando de tempo, menos é mais" (3º parágrafo), a expressão “na internet" está entre vírgula por se tratar de um adjunto adverbial deslocado.
II.Poderia ser utilizada, no segundo parágrafo, uma vírgula em vez do ponto que antecede “É utilizada principalmente em salas de bate-papos" sem que isso provocasse desvio às normas de pontuação.
III. No trecho “você terá da agilidade que o mundo online proporciona" (3º parágrafo), deveria existir uma vírgula antes da conjunção “que", pois ela antecede uma oração subordinada adjetiva restritiva.
IV.Em “Com o tempo você vai se acostumando e percebe que, pasmem, ainda é português!" (1º parágrafo), as vírgulas que isolam a forma verbal “pasmem" poderiam ser substituídas por dois travessões.
V.No período “E que raios é "kkk" e por que tem um rosto amarelo mostrando a língua para mim?" (1º parágrafo), poder-se-ia usar um ponto final no lugar do sinal de interrogação por se tratar de uma pergunta indireta.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
Leia o TEXTO 05 para responder à questão 6.
TEXTO 05
ANDORINHA
Andorinha lá fora está dizendo:
-Passei o dia à toa, à toa.
Andorinha, andorinha, minha canção é mais triste:
-Passei a vida à toa, à toa.
BANDEIRA, M. Andorinha.José Olympio, Rio de Janeiro, 1966
No poema de Manuel Bandeira, foi utilizado um acento grave indicativo da crase entre a preposição “a" e o
artigo “a". Assinale, entre as alternativas a seguir, a única em que a utilização do acento grave seria
obrigatório na palavra sublinhada.
Um dos elementos da interpretação textual
pode ser conceituado como o resultado do
processo cognitivo do leitor. O leitor identifica
elementos claramente expressos no texto, bem
como também implícitos, que numa leitura
compreensiva devem ser depreendidos por ele.
Essa é a definição de... Indique abaixo a resposta
CORRETA.
Em relação aos critérios para correção de um
texto, elenca- se 5 critérios que geralmente são
utilizados na correção dos textos, da seguinte
forma assim descritos: as ideias são pertinentes?
O texto apresenta lógica interna? É um todo unido
por conectivos? Obedece às normas da língua
culta? É adequado à abordagem e ao gênero
pedido? Aponte abaixo a resposta CORRETA que
dá nome às conceituações do questionamento, ou
seja, apontam os cinco critérios apresentados.
Há diferenças entre as interações face a face
e a interação via texto: “Na interação face a face,
elementos do contexto ajudam a compreensão:
gestos, os objetos ao redor, bem como o
conhecimento mútuo entre as partes. Por outro
lado a interação via texto é descontextualizada.”
Aponte abaixo a resposta CORRETA que justifica
e confirma essa descontextualização da interação
via texto.
Ao tratar de coesão conectiva, elenca-se os seguintes operadores argumentativos: oposição, causa, fim, condição, conclusão, adição, disjunção, exclusão e comparação. Aponte abaixo a resposta CORRETA que exemplifica o operador argumentativo que estabelece conclusão.
O TEXTO 03 é uma peça publicitária que estabelece um interessante diálogo com a obra modernista Abaporu, de Tarcila do Amaral. A principal estratégia argumentativa do texto é
Apresenta- se os seguintes tipos de frases: declarativas, interrogativas e imperativas. Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta o conceito de frase imperativa.
A NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira) divide as palavras da língua portuguesa em dez classes, chamadas de classes gramaticais: substantivo, adjetivo, verbo, pronome, numeral, artigo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta um exemplo de interjeição.