A questão refere-se ao texto seguinte:
Conhecendo o suporte por onde a matéria foi publicada e a linguagem usada, podemos supor que seu autor buscava um público preferencialmente:
A questão refere-se a tira seguinte:
No trecho “Se eu mirar direito, entro direto na calça enquanto eu coloco minha camiseta", é possível afirmar que as conjunções destacadas exprimem, respectivamente:
Pelo dito popular “Gato escaldado tem medo de água fria” uma pessoa não perde por ser
Diminutivo de barba:
A questão refere-se ao texto seguinte:
O termo “bugrino” é próprio da informalidade. No próprio texto, há dois sinônimos próprios da norma culta para o termo. Quais são eles?
Todos os enunciados seguintes estão incorretos de acordo com a norma-padrão no que diz respeito ao uso de pronomes relativos e das preposições, exceto:
Identifique a única alternativa em que o emprego do hífen está correto.
A justificativa para o emprego da vírgula na frase “Foi à porta, espiou, correu para dentro assustada” é:
A questão refere-se a tira seguinte:
O vocábulo “RAIVOSO" (2º quadrinho) classifica-se na morfologia como:
Analise as afirmativas referentes ao texto:
I - O fragmento se inicia com uma descrição animizada da natureza, crestada pela seca.
II - O narrador justifica a brutalidade de Fabiano com o filho, mostrando ao leitor sentimentos confusos e o desespero da personagem.
III - Sinhá Vitória ao indicar ao marido uma direção e afirmar-lhe que estavam perto, diminui o desespero e a cólera de Fabiano, possibilitando que ele tenha pena do filho e o pegue no colo.
Quais afirmativas estão corretas?
A questão refere-se ao texto seguinte:
Todas as características seguintes estão relacionadas à cena reproduzida, exceto:
Identifique no título do folheto de cordel a seguir o número de vocábulos oxítonos:
“O rapaz que virou bode no estado do Paraná"
A questão refere-se a tira seguinte:
Das afirmações seguintes: I. O significado de “raivoso” no contexto é atacado de raiva (hidrofobia), doença que acomete cães. II. O personagem emprega o imperativo “Fujam!” no primeiro quadrinho para alertar as pessoas da presença de um cão “raivoso”. III. A recomendação e o medo das personagens são justificáveis.