A frase do texto 2 em que os termos unidos pela conjunção “E” possuem valores sinônimos é:
Em todas as frases abaixo (texto 2) sublinhamos formas verbais de primeira pessoa do plural, em que o sujeito é quantitativamente impreciso.
O caso em que o sujeito de uma dessas formas abrange o maior universo possível de pessoas é:
Na estruturação da notícia do texto 1, o jornal deu principal destaque ao seguinte papel de Stephen Hawking:
“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente".
Nesse segmento do texto 2, o conector “entretanto" só NÃO pode ser substituído de forma semanticamente adequada por:
“Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional".
A forma adequada de uma oração desenvolvida correspondente à oração reduzida sublinhada (texto 2) é:
Conforme as ideias apresentadas no texto, é CORRETO afirmar que a ética:
O sinal indicativo de crase está CORRETAMENTE empregado somente no item:
Assinale a alternativa que reescreve o enunciado “Embora 1 em cada 3 usuários da internet seja uma criança, há ainda 346 milhões de jovens sem acesso ao mundo digital.”, sem prejuízo do sentido nem da norma culta.
Assinale a opção que justifica o emprego da vírgula após a palavra POLÊMICAS, conforme evidenciado em “Polêmicas, como a situação dos motoristas de Uber, contudo, persistem.".
A respeito do trecho: “Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas”, e das regras de concordância nominal e verbal, é CORRETO afirmar que:
A respeito dos 7,1 milhões de empregos a serem perdidos no mundo, conforme o texto, assinale a alternativa que NÃO condiz com os sentidos negociados no texto.
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A retirada hipotética das vírgulas que isolam a expressão “desde o século XVII” (linhas 8 e 9) não levaria à alteração de sentido, já que, nesse caso, a expressão entre vírgulas não é uma oração subordinada adjetiva.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.
A expressão inicial “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA", que levaria, normalmente, ao uso do verbo em terceira pessoa, associada a uma forma verbal em primeira pessoa, leva ao entendimento inconteste de que o presidente tanto decretou quanto sancionou a lei em questão.