Quanto ao emprego do pronome oblíquo, a frase que está em DESACORDO com a gramática normativa é:
Percebe-se, em relação aos vocábulos acentuados em “O que os bebês estão aprendendo quando você lê para eles continua fazendo efeito até quatro anos depois, quando estão prestes a começar o ensino fundamental”, que estes:
Na oração “Esses benefícios são desenvolvidos a longo prazo, até a idade adulta”, verifica-se a presença de sujeito:
A respeito das regras de acentuação gráfica, a partir da leitura do trecho “Os cientistas pedem que medidas globais sejam tomadas com urgência para proteger os primatas em risco e ressalta o risco especial em países como Brasil, Indonésia, República Democrática do Congo e Madagascar, que abrigam a maior parte das espécies de primatas", pode-se afirmar que é correto o que se diz em:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
No terceiro parágrafo, uma escultura abstrata e a estrutura hexagonal dos flocos de neve são exemplos de que o autor do texto se serve para demonstrar que
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
várias das ideias que revolucionaram nossa produção artística e científica vieram justamente da exaltação do imperfeito...
Uma nova redação do segmento acima, que preserve sua correção e seu sentido, e que se inicie por a exaltação do imperfeito..., poderá ter como adequada complementação
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
A frase redigida com clareza e correção é:
A regência verbal está de acordo com a Gramática Normativa na frase:
Leia o texto para responder à questão:
A diferença entre uma democracia e um país totalitário é que numa democracia todo mundo reclama, ninguém vive satisfeito. Mas se você perguntar a qualquer cidadão de uma ditadura o que acha do seu país, ele responde sem hesitação: “Não posso me queixar".
(Millôr Fernandes, Millôr definitivo: a bíblia do caos.)
Assinale a alternativa correta:
Sobre os dois gráficos presentes na reportagem, analise as afirmativas a seguir. I- A maior concentração de imóveis vagos em Brasília aponta para a necessidade de que as propriedades públicas geridas pelo governo federal se concentrem nas proximidades de sua sede. II- Mais de 7000 dos imóveis considerados vagos em 2017, na verdade, encontram-se sem informação, conforme indicam os dados atuais. III- A quantidade de imóveis dos quais não se têm informação sobre suas situações confirma a negligência da gestão pública. IV- A região Centro-Oeste do país apresenta o maior número de imóveis públicos vagos. V- Dentre as cidades listadas, percebe-se que o governo tem maior responsabilidade para com a gestão dos imóveis públicos em Curitiba. Algumas afirmativas apresentam fatos e opiniões, enquanto outras contêm apenas fatos. Contêm fatos e opiniões as afirmativas:
O tipo textual predominante nessa reportagem é o informativo, pois:
A partir dessa notícia, INFERE-SE que a Prefeitura de Belo Horizonte:
Os termos sublinhados nos trechos a seguir são elementos coesivos que introduzem, no contexto, ideia de oposição, EXCETO em: