Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
A forma verbal “Há" (l.13) poderia ser substituída por Existe, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, já que ambas são sinônimas.
Considere o cartum para responder à questão.
Um dos temas abordados no cartum diz respeito
Leia o texto para responder à questão.
O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia". Mas isso em nada diminui o valor da obra... (1º parágrafo)
O emprego do vocábulo “Mas" permite concluir que, em livros do estilo de Factfulness, o tom de autoajuda pode ser considerado como indício de um texto
Leia o texto para responder à questão.
Observa-se o uso da hipérbole no emprego da palavra destacada em:
Leia o texto para responder à questão.
No que se refere à pontuação, o trecho “Hoje, diz o relatório, temos mais de 150 milhões...” está corretamente reescrito em:
Foram analisados sintaticamente os termos sublinhados do texto II. Assinale a alternativa correta.
Ao tratar da rua, nota-se que o autor privilegia uma abordagem essencialmente:
Considerando o contexto em que estão inseridas, as palavras destacadas em “A rua faz as celebridades e as revoltas," (4º§) estabelecem entre si uma relação semântica, podendo ser consideradas:
O verso “De onde saem papéis velhos correndo com medo do vento" (v.5) apresenta uma forma verbal no gerúndio. Tal forma nominal é caracterizada por indicar uma ação:
Na oração: A lembrança da cena fere-me o coração até agora. Os termos destacados sintaticamente são:
A frase “Eu só pedi que me apresentassem o líder deles.” estará corretamente reescrita, sem prejuízo do sentido, em:
A forma verbal “esmiúça”, empregada no quarto parágrafo, equivale à expressão:
Quanto à concordância nominal, a frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua é:
Leia o texto para responder à questão.
Um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2016 afirma que, em 2050, teremos mais plástico nos oceanos do que peixes. Segundo o documento, a cada ano despejamos 8 milhões de toneladas de plástico. É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto. Se nada for feito,
a expectativa é de que pule para duas por minuto em 2030 e para quatro em 2050. Hoje, diz o relatório, temos mais de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos.
(Estevão Bertoni. Galileu. https://revistagalileu.globo.com. 29.08.2018. Adaptado)
O vocábulo duas, em destaque no texto, remete especificamente à palavra
Era a comadre uma mulher baixa, excessivamente gorda, bonachona, ingênua ou tola até um certo ponto, e finória até outro; vivia do ofício de parteira, que adotara por curiosidade, e benzia de quebranto; todos a conheciam por muito beata e pela mais desabrida papa-missas da cidade. Era a folhinha mais exata de todas as festas religiosas que aqui se faziam; sabia de cor os dias em que se dizia missa em tal ou tal igreja, como a hora e até o nome do padre; era pontual à ladainha, ao terço, à novena, ao setenário; não lhe escapava via-sacra, procissão, nem sermão; trazia o tempo habilmente distribuído e as horas combinadas, de maneira que nunca lhe aconteceu chegar à igreja e achar já a missa no altar.
(Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2016, p. 42)
Nesse trecho, percebe-se uma característica marcante do romance Memórias de um sargento de milícias, qual seja: