No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Na linha 3, a forma verbal “mantém”, flexionada na terceira pessoa do plural, concorda com o sentido plural da expressão “maioria da população”.
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
“Embora" (linha 7) por Ainda que
Julgue o próximo item, no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
“nutrição e saúde. O objetivo é atender" (linhas 26 e 27): nutrição e saúde, com o objetivo de atender
Pranteio, morro, levo e dorme são verbos conjugados no tempo verbal conhecido por:
Babaca, fraca e cultural desempenham no texto morfologicamente a função de:
Assinale a alternativa que contém apenas substantivos masculinos:
O vocábulo grifado é um pronome pessoal na alternativa:
Assinale a alternativa em que temos a ocorrência de um adjetivo uniforme:
“O menino entrou apressado." Na frase, os termos grifados equivalem a:
Leia o texto, para responder à questão.
Esses retratos, junto com muitos outros, formam uma galeria que o país não gosta de ver. São vários Antônios, vários Franciscos, vários Josés que dão carne e osso a um grande drama brasileiro: o trabalho em condições análogas às de escravidão. Sim, todas essas pessoas foram escravizadas – em pleno século XXI.
Enredadas em dívidas impagáveis, manipuladas pelos patrões e submetidas a situações deploráveis no trabalho, elas chegaram a beber a mesma água que os porcos, e algumas sofreram a humilhação máxima de ser espancadas, para não falar de constantes ameaças de morte.
Quando os livros escolares informam que a escravidão foi abolida no Brasil em 13 de maio de 1888, há exatos 130 anos, fica faltando dizer que se encerrou a escravidão negra – e que, ainda hoje, a escravidão persiste, só que agora é multiétnica.
Estima-se que atualmente 160000 brasileiros trabalhem e vivam no país em condições semelhantes às de escravidão – ou seja, estão submetidos a trabalho forçado, servidão por meio de dívidas, jornadas exaustivas e circunstâncias degradantes (em relação a moradia e alimentação, por exemplo). Comparada aos milhões de africanos trazidos para o país para trabalhar como escravos, a cifra atual poderia indicar alguma melhora, mas abrigar 160000 pessoas escravizadas é um escândalo humano de proporções épicas. Em 1995, o governo federal reconheceu oficialmente a continuidade daquele crime inclassificável – e criou uma comissão destinada a fiscalizar o trabalho escravo. O pior é que, em vez de melhorar, a situação está ficando mais grave.
(Jennifer Ann Thomas, Veja, 09 de maio de 2018. Adaptado)
É correto concluir que, em relação às ações oficiais de vigilância do trabalho escravo no Brasil, a autora demonstra ter sentimento de
A alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas é:
Leia o texto, para responder à questão.
Assinale a alternativa em que a nova ordem das palavras no enunciado e a pontuação nele adotada mantêm a correção e o sentido do enunciado original.
Leia o texto, para responder à questão.
A frase em que a palavra destacada está empregada em sentido conotativo (figurado) é:
Para responder à questão considere a passagem final do texto: "E disse que dali para a frente era conosco, porque a sorte não ajuda quem não a ajuda a ajudar."
É correto afirmar que o termo “a”, no trecho “não a ajuda”, é