Leia as afirmativas a seguir:
I. Há significantes terminados por -s em sílaba átona (como lápis, pires, ou monossílabos como cais, xis) que não possuem marca de número, quer no singular quer no plural, pois se mostram alheias à classe gramatical de número.
II. Substantivo é a classe de lexema que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos objetos substantivos, isto é, em primeiro lugar, substâncias (homem, casa, livro) e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente apreendidos como substâncias, quais sejam qualidades (bondade, brancura ), estados (saúde, doença), processos (chegada, entrega, aceitação).
III. Pronome é a classe de palavras categoremáticas que reúne unidades em número limitado e que se refere a um significado léxico pela situação ou por outras palavras do contexto.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Numeral é a palavra de função quantificadora que denota valor definido.
II. O atual entendimento sobre os pronomes na Língua Portuguesa permite classificá-los em quatro categorias: pessoais (abarcando o artigo definido), demonstrativos (abarcando o artigo indefinido), interrogativos e relativos.
III. Diz-se que um verbo é irregular quando se apresenta de acordo com o modelo de sua conjugação: cantar, vender, partir. No verbo irregular também o radical não varia.
Marque a alternativa CORRETA:
Considerando as relações sintáticas que envolvem o texto e o emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta.
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.
O emprego, no texto, de expressões típicas da linguagem informal bem como o da primeira pessoa do plural constitui estratégia discursiva de aproximação com o público leitor.
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.
Depreende-se da leitura do texto que os achados científicos contemporâneos reafirmam o raciocínio categórico-dedutivo de Descartes aplicado à medicina.
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.
Os coloquialismos presentes no texto, como “Simples assim" (linha 8) e “A ciência mais que provou" (linha 10), entre outros, conformam-se com o gênero textual que o caracteriza.
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.
O vocábulo “que" em “que elas sejam eficientes" (linha 19) e em “que atestam a eficiência de práticas alternativas" (linhas 19 e 20) classifica-se como pronome relativo e introduz oração de sentido restritivo em ambas as ocorrências.
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Expressões como circunspecção reflexiva, equilíbrio, prudência estão qualificando o mesmo fenômeno a que se refere o segmento
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Houve adequada transposição da voz ativa para a passiva, mantendo-se ainda a correção e o sentido da frase, neste caso:
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Considerando-se o contexto, relacionam-se numa oposição de sentido os segmentos
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Ambos os elementos sublinhados constituem exemplos de uma mesma função sintática na frase:

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item abaixo.
No texto, que se caracteriza como dissertativo-informativo, aborda-se a importância de uma dieta saudável e equilibrada para o bom funcionamento do organismo humano.
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item abaixo.
O termo “vitais" (linha 5) classifica-se como adjetivo e significa necessários à manutenção da vida.
Julgue o próximo item, no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
“apesar de as quantidades diárias necessárias serem pequenas" (linhas 17 e 18): ainda que necessários em pequenas quantidades diárias
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
O texto, estruturado em forma dissertativa, trata da relação entre nutrição, saúde e bem-estar.