Assinale a alternativa em que o adjetivo da frase foi corretamente grifado:
Analise as frases abaixo e assinale a alternativa CORRETA quanto a sua classificação:
I- Meu filho comeu o bolo todo.
II- Em cima da mesa um caderno rasgado e várias canetas velhas.
III- Ana chegou estressada em casa.
A palavra “privada” usada na expressão “propriedade privada” pode ser considerada sinônima de:
A expressão “medieval” utilizada também no terceiro parágrafo do texto, pode ser classificada como:
Assinale a alternativa que apresenta um objeto direto preposicionado:
Em todas as frases abaixo há erro de pontuação, EXCETO:
Assinale a alternativa que segue as normas do português padrão.
Em que frase estão corretos o uso e a grafia da expressão sublinhada?
Quando falamos ou escrevemos, nem sempre utilizamos uma linguagem literal, denotativa, para expressar o que desejamos. Frequentemente, recorremos à linguagem conotativa, como forma de promover algum efeito de sentido especial sobre o que dizemos. Das opções abaixo, a única que acomoda um segmento que apresenta linguagem conotativa é:
Assinale a opção na qual a(s) palavra(s)/expressão(ões) NÃO se presta(m) ao papel de articulador(es) de organização textual e tenha(m) como função fazer com que o texto seja compreendido como uma unidade de sentido.
Para compor o discurso dissertativo-argumentativo, o articulista utilizou alguns recursos referentes a esse tipo textual. Analise os elementos apresentados a seguir.
I. Pergunta retórica.
II. Comprovação (dados, estatísticas, percentuais).
III. Citação (Argumento de Autoridade).
IV. Exemplificação.
V. Contra argumentação.
Entre os elementos citados, fazem parte da constituição do texto apresentado:
Considerando os mecanismos de coesão textual, analise as proposições abaixo:
I. “Com o advento das redes sociais, no entanto, hoje eles “têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel". (linhas 3 e 4). O termo eles se refere aos USÁRIOS DO FACEBOOK.
II. “Outros apostam em parcerias com empresas especializadas em checagem de notícias, um negócio novo, mas que se tornou altamente relevante nos dias de hoje". (linhas 26 e 27). O termo outros se refere aos CHECADORES PROFISSIONAIS DE INFORMAÇÕES.
III. “Nos últimos anos, essa se tornou uma atividade altamente lucrativa — talvez até mais rentável que o jornalismo de verdade". (linhas 14 e 15). O termo essa se refere à ATIVIDADE DE MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.
IV. “Essa é a informação que vale". (linhas 36 e 37). O termo essa se refere à INFORMAÇÃO PRODUZIDA PELO BOM JORNALISMO.
Assinale a alternativa CORRETA.
Leia as proposições a seguir sobre o excerto da entrevista:
I. Constrói-se uma analogia entre médicos e jornalistas, considerando-se o diagnóstico médico como uma metáfora para a checagem dos fatos pelo jornalista.
II. Há, nas plataformas digitais, um algoritmo que deturpa as informações em favor do mercantilismo.
III. Para alcançar a credibilidade, os gigantes digitais deverão se submeter a uma autorregulação, seguindo as normas do jornalismo.
IV. Infere-se uma crítica aos gigantes digitais que privilegiam a coleta de informações sobre os usuários de plataformas sociais.
V. O potencial de divulgação de notícias falsas em plataformas sociais está associado ao potencial de compartilhamento que a informação possui.
Estão CORRETAS as proposições:
Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, os termos sublinhados em Sabendo a partir de agora, graças às Mitológicas... (1º parágrafo) e ... desdramatizando, de certa forma, sua existência... (4º parágrafo) podem ser substituídos por: