A propósito do Texto 1, analise as afirmativas a seguir:
I- O autor do texto defende a utilização da metodologia da sala de aula invertida em substituição integral às metodologias vigentes, centradas na relação professor-aluno e na aula presencial.
II- O autor do texto defende que a metodologia da sala de aula invertida é mais coerente com o contexto atual, que exige maior criatividade e dinamismo por parte de professores e alunos.
III- O autor do texto argumenta a favor da utilização das metodologias ativas, porém considera que a relação de aprendizado entre professor e aluno não deve ser abolida.
IV- O autor do texto critica as metodologias vigentes, considerando-as passivas e arcaicas, porém não apresenta uma alternativa metodológica viável e mais atual.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Os termos em destaque funcionam como pronomes relativos, EXCETO em:
O valor semântico da conjunção destacada foi CORRETAMENTE identificado em:
INSTRUÇÕES: A questão diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la
Assinale a alternativa em que a palavra retirada do texto é acentuada pela seguinte razão: Assinalam-se as palavras paroxítonas terminadas em ditongo, seguidas, ou não, de “s".
A propósito do Texto 1, analise as afirmativas a seguir:
I- O autor do texto defende a utilização da metodologia da sala de aula invertida em substituição integral às metodologias vigentes, centradas na relação professor-aluno e na aula presencial.
II- O autor do texto defende que a metodologia da sala de aula invertida é mais coerente com o contexto atual, que exige maior criatividade e dinamismo por parte de professores e alunos.
III- O autor do texto argumenta a favor da utilização das metodologias ativas, porém considera que a relação de aprendizado entre professor e aluno não deve ser abolida.
IV- O autor do texto critica as metodologias vigentes, considerando-as passivas e arcaicas, porém não apresenta uma alternativa metodológica viável e mais atual.
Estão CORRETAS as afirmativas:
O texto de Igor Natusch aborda a “reencarnação” sem, contudo, se comprometer com a sua existência. Verifica-se esse fato em trechos como
A palavra que, no texto, pode ser substituída por enraizado/a (s) sem prejuízo para o significado é
Observe o infográfico a seguir:

A partir da interpretação do infográfico e do Texto 1, analise as afirmativas a seguir:
I- O infográfico explora, além do discurso verbal, a mensagem visual – um funil, para representar imageticamente o comportamento de filtragem de fake news que se espera de uma interpretação crítica.
II- Os verbos do infográfico encontram-se, em sua maioria, no imperativo, estimulando o leitor a adotar os comportamentos veiculados pela campanha de conscientização.
III- Segundo o Texto 1, a educação pode contribuir para criar o comportamento representado no infográfico.
IV- Segundo o Texto 1, é dever do poder legislativo criar mecanismos legais para impedir a produção e difusão de fake news nas redes sociais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A expressão idiomática coçando a cabeça, que aparece no trecho “deixa pesquisadores coçando a cabeça até hoje" (linha 26), informa que os cientistas

Considerando os pressupostos da sintaxe e da semântica, assinale a alternativa em que as estruturas sublinhadas e numeradas foram categorizadas CORRETAMENTE.
Analise os seguintes recursos textuais.
I. Emissão de opinião para expressar ponto de vista acerca do assunto abordado.
II. Citação de medidas que minimizam, mas não combatem desastres ambientais.
III. Menção a estudo que evidencia a dimensão do problema das enchentes no país.
IV. Utilização de linguagem hermética para dar informações advindas de sua experiência.
O autor, para desenvolvimento do texto, empregou os recursos
Leia o trecho a seguir.

Considerando a análise sintática desse período, é correto afirmar que o