Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.
A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso se substituísse a palavra “genericamente" (l.8) por comumente.
A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto 13A1AAA, julgue o próximo item.
A locução “no entanto" (l.41) introduz no período uma ideia de conclusão; por isso, sua substituição por portanto preservaria a correção gramatical e as relações de sentido originais do texto.
A correção gramatical do texto precedente, assim como sua coerência e sua coesão, seriam preservadas se
o trecho “afetados por traumas e por patologias agudas ou crônicas, como inflamações, displasias endócrinas e osteíte” (l. 25 a 27) fosse reescrito da seguinte forma: afetados por patologias agudas ou crônicas como inflamações, displasias endócrinas, osteíte e traumas.
O item a seguir apresenta, de forma consecutiva, os períodos que compõem um parágrafo adaptado do texto Como se identificam as vítimas de um desastre de massa, de Teresa Firmino (Internet: <www.publico.pt>). Julgue-os quanto à correção gramatical e à coerência e à coesão textual.
Nessas situações, procura-se então utilizar a medicina dentária forense como técnica primária de identificação dos corpos.
Com relação aos sentidos do texto 14A15AAA, julgue o próximo item.
Dada a sequência lógica do texto, é correto afirmar que os trechos “Novos fenômenos estranhos, inesperados e imprevisíveis irão sempre desafiar nossa imaginação” (l. 12 e 13) e “E, a cada passo dessa busca sem fim, compreenderemos um pouco mais sobre nós mesmos e sobre o mundo a nossa volta” (l. 15 a 17) são usados como argumentos para reforçar a ideia do primeiro período do texto.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto 14A15AAA, julgue o item que se segue.
Feito o devido ajuste de inicial maiúscula, a locução “É ... que", por ser puramente de realce nesse caso, poderia ser suprimida do trecho “É a persistência do mistério que nos inspira a criar" (l.26), sem comprometer a clareza nem a correção gramatical do texto.
De acordo com a regência verbal e nominal na Língua Portuguesa, considere o trecho a seguir e assinale a alternativa correta: “Um trabalho sensível, delicado, que exige tato do profissional. Uma experiência especial para o retratado e para o fotógrafo. Trabalhar com público e padrões fica mais interessante quando a proposta é ir além do senso comum. Tocar vidas e colaborar [...] é aquele bônus de fazer um bom trabalho [...], buscando olhar além do que somos “treinados” a olhar”.
Considere os Textos I e II e assinale a alternativa correta sobre o que se afirma.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. No fragmento “O Bitcoin, uma criptomoeda, tem ficado cada vez mais popular.”, as vírgulas se justificam por isolarem o aposto. II. Em “Ele foi criado pelo misterioso Satoshi Nakamoto, que alega ser um japonês que já ultrapassou os 40 anos.”, a vírgula restringe o antecedente. III. Em casos como no excerto “Naquela época, o dólar estava bem mais barato no Brasil...”, a vírgula se justifica por separar adjunto adverbial de tempo.
No que diz respeito à progressão das ideias, afirma-se corretamente: